proteção 🙏

É importante rezar antes de uma viagem?

Se você já passou por situações inusitadas durante viagens, certamente, consegue responder essa pergunta. De fato, quando colocamos o pé na estrada, estamos sujeitos a tudo. Seja em uma viagem simples – como aquelas que fazemos no dia a dia para nos deslocar de um lugar a outro da cidade – ou naquelas longas, complexas e planejadas com antecedência. Em todas elas, estamos sujeitos a surpresas agradáveis ou não: problemas com bagagem, com a passagem ou o pagamento, atrasos, dificuldade com o meio de transporte utilizado ou com algum dos passageiros, acidentes, enfim, problemas de qualquer ordem. Mas também podemos nos deparar com situações muito boas: encontrar pessoas interessantes, descobrir lugares que não estavam previstos, conseguir novas oportunidades de emprego ou até conhecer alguém com quem nos casaremos um dia.

O que vai garantir o sucesso da nossa viagem é estarmos bem e em Deus para tomar as decisões certas e reconhecer quando as oportunidades estão sendo dadas a nós pelo próprio Senhor. No meio das situações que fogem ao nosso controle, podemos e precisamos experimentar a força da Providência Divina que conduz, com sabedoria, todas as coisas para o nosso bem.

A Palavra de Deus nos ensina a orar sem cessar e em qualquer situação, e isso inclui as nossas viagens:”Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é, a vosso respeito, a vontade de Deus em Jesus Cristo. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Guardai-vos de toda a espécie de mal” ( I Tes 5,17-22).

É importante rezar antes de uma viagem?

Foto ilustrativa: silverkblack by Getty Images

Planejando a viagem

A vida de quem crê no Cristo é e precisa ser embasada na intimidade com Aquele que nos sustenta. Às vezes, rezamos quando estamos em uma situação difícil ou quando queremos alguma coisa, porém, precisamos orar também em nossos projetos para que sejam conduzidos à luz do Espírito Santo. A oração deveria fazer parte da nossa lista de preparação para uma viagem, seja ela de trabalho, lazer ou missão. Assim como planejamos a data, compramos passagem, fazemos programações ou arrumamos as malas, precisamos rezar para que tudo seja feito no Senhor.

Recordo-me de uma viagem que fiz com meu esposo a outro país. No planejamento, iríamos ficar em um determinado lugar e, quando nos colocamos a caminho usando o GPS, percebemos que estávamos indo para um local que não estava previsto. Eu fiquei assustada, porque era noite e já havíamos andado bastante por cidades com ruas estreitas e construções medievais. Parecia um filme. Neste momento, tentei ficar calma e não passar para o meu esposo o quanto estava preocupada para não o atrapalhar na condução do carro. Por outro lado, estava em Deus e sabia que, em algum momento, iríamos entender para onde estávamos indo e o que havia acontecido. Lembro-me de que, antes de embarcar para esta viagem, providencialmente, encontramos um padre conhecido no voo, que nos abençoou e abençoou uma água que tomamos no caminho. Durante o trajeto, fomos rezando e colocando-nos diante de Deus. Não tenho dúvidas de que essa oração foi o que nos levou a permanecermos calmos, ainda que perdidos numa região distante e desconhecida.

Leia mais:
::A saudade que toma conta de nós
::Estar em casa é também voltar para a nossa Galileia
::Uma rede de intercessão vinte e quatro horas
::Faça da sua casa uma casa de oração

Será que Deus quer que façamos determinada viagem?

Em outra passagem, a Palavra de Deus fala para colocarmos diante d’Ele os nossos projetos, e a viagem é um deles. “Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração ele atenderá. Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá (Sl. 37,3-5).” Outro ponto que precisamos lembrar é o de que é fundamental perguntarmos ao Senhor se ele quer que façamos uma determinada viagem. Seja ela simples ou não. Se nossa vida está realmente na vontade de Deus, tudo precisa passar por ele. Talvez, o Senhor não queira, neste momento, essa viagem para você, e saber disso pode tirá-lo de situações difíceis. Quando o profeta Jonas fez uma viagem de barco para fugir de Deus e não ir profetizar em Nínive, foi jogado no mar e engolido por uma baleia. Deus não queria aquela viagem (cf. Livro de Jonas). Isso não quer dizer que, se acontecer algo ruim em nossos trajetos, é porque o Senhor não o quer. Não é isso! O que digo é que é importante sabermos se Deus quer ou não que viajemos.

Às vezes, Deus quer que você vá e, mesmo assim, momentos de adversidade vão ocorrer. O demônio não quer que a vontade do Senhor se cumpra em nossa vida, então fará de tudo para impedir qualquer projeto que seja de Deus. Há um combate espiritual sobre o qual precisamos estar atentos e vigilantes.

Viajar, para alguns, pode ser um ato corriqueiro, sem muitas intercorrências, mas para outros pode definir uma vida inteira como a viagem do jovem Tobias para um lugar distante, a fim de recuperar o dinheiro que seu pai, Tobit, havia emprestado a um parente distante. Por causa da oração do pai, Tobit, e de sua futura esposa, Sara, Deus envia o Anjo Rafael para acompanhar Tobias durante a viagem. No trajeto, o jovem não só recupera o dinheiro como encontra Sara, casa-se com ela, liberta-a de uma maldição e aprende um remédio que trará a cura seu pai. É impressionante a Providência de Deus atuando em toda a viagem! (cf. Livro de Tobias)

Reze!

Assim como no livro de Tobias, tenho certeza de que Deus envia pessoas (ou anjos) para nos ajudar, com sua Providência e nos conceder o que precisamos em nossos trajetos. Entretanto, para termos esta ação do Céu é mais do que importante a intimidade com Deus. Se o anjo acompanhou e agiu na história de Tobias, quanto mais não agirá na nossa, se nos prepararmos, em oração, para a viagem que planejamos fazer?

Acho que agora dá para responder se vale a pena ou não orar antes de viajar! Fica a aqui uma oração que sempre faço em meus trajetos: “São Rafael com Tobias, São Gabriel com Maria, São Miguel com todas as hierarquias, vai à nossa frente, e abri para nós estas vias.”

Fique com Deus!

banner the church


Elane Gomes

Missionária da Comunidade Canção Nova desde o ano 2000. Professora de Língua Portuguesa, radialista e especialista em Comunicação e Cultura. Mestranda em Comunicação e Cultura. Atualmente trabalha no Jornalismo da TV Canção Nova de São Paulo. Prega em encontros pelo Brasil e atua como formadora de membros da Comunidade. É esposa, mãe e trabalha também com aconselhamento de casais.

comentários