Reflexão

Qual a melhor forma para se falar com Deus?

Muitas pessoas perguntam como posso falar com Deus? Existe uma fórmula? Um rito? Palavras mágicas? Começo esta reflexão com uma pergunta para você que deseja aprender a melhor forma de falar com Deus: “Você tem amigos? Como você se relaciona com os seus amigos?”.

Com um amigo não temos filtros, somos quem somos, por isso, a Palavra de Deus nos diz: “Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro”(Eclo 6,14).

No livro de Eclesiástico, encontramos ainda a comparação do verdadeiro amigo com um remédio para a alma (Eclo 6,17).

Qual a melhor forma para se falar com Deus

Foto Ilustrativa: by Getty Images / AlexSava

Deus é o nosso grande amigo

Se, em meio a nós, pessoas ‘limitadas’ com as quais nos deparamos todos os dias, com virtudes e pecados, a amizade verdadeira serve de bálsamo para alma, imagina quando nos deparamos com o Amigo dos amigos, o Deus misericordioso, Aquele que nos ama antes de tudo e acima de todas as coisas.

O relacionamento de intimidade com Deus passa, antes de tudo, pela experiência da liberdade no dar-se inteiramente Àquele que é o exemplo de entrega total, pois, antes mesmo de me dirigir a Ele, já me aguarda de braços abertos como um Pai amoroso que conta as horas para me encontrar.

A escola da oração e seus desafios

A oração é esse local de diálogo, entrega, cultivo, intimidade com Deus.

Para os santos a oração era algo que ia muito além de métodos e palavras sendo pronunciadas em direção a Deus, entre eles veja só como Santa Terezinha definia a experiência da oração: “Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria”.

O Santo Papa João Paulo II, na celebração que deu início ao seu pontificado, disse, na praça de São Pedro, em Roma, como direcionamento para todo o mundo: “Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir melhor, escancarar as portas a Cristo!”.

Muitas pessoas já partilharam comigo sobre ter medo de falar com Deus ou diziam que Deus não escuta o que eu digo.

Leia mais:
.: Você pode conversar com Deus em meio à tribulação
.: Oração, via de diálogo entre nós e o Senhor
.: Como saber se é realmente Deus que está falando comigo?
.: A oração é um trato de amizade com Deus 

Diante das tantas barreiras e dificuldades que você encontra hoje para iniciar uma vida de amizade e oração com Deus, lanço um desafio, convido você a dar alguns passos nesta escola, que se chama: vida de oração.

Seja no seu quarto, na Igreja ou no ônibus, para falar com Deus, basta que o seu coração deseje, acima de tudo, encontrar-se com ele, alimentar e cultivar uma amizade com esse amigo que está a todo instante disponível para você.

Como falar com Deus?

Existem várias fórmulas que podem te ajudar a orar, principalmente você, que já colocou na cabeça que não sabe rezar, partilho uma dica que pode muito te ajudar: “reze com os Salmos”.

Abra a sua Bíblia, por exemplo, no Salmo 1, e lendo o que lá está escrito, coloque-se no lugar do salmista, como que falando diretamente a Deus.

Depois de ler algumas vezes, fique um tempo em silêncio; e colha o que Deus pode vir a falar em seu coração, seja no silêncio ou por meio da própria palavra escrita do Salmo que você leu.

Fale com Deus sobre a sua vida no tempo presente, das suas alegrias e tristezas; das vitórias e derrotas e, acima de tudo, não tenha receio de ser você na presença d’Ele, pois Deus te ama por aquilo que você é, Ele te conhece por inteiro. E, no exercício diário de encontro com Ele, vamos sendo renovados e, mais ainda, transfigurados na Sua imagem e semelhança.

Encerro esta simples reflexão na esperança de ter te ajudado no dia de hoje a dar um passo em direção ao Divino Amigo, pedindo simplesmente: “Vinde Espírito Santo!”.