Entenda

Orar diariamente é uma necessidade

Antes de ser um fenômeno cristão, a oração é um fenômeno antropológico. Todos os homens, de uma forma ou de outra, rezam, sentem a necessidade de se relacionar com Deus, de buscar o transcendente.

O diálogo com Deus ocupa, sem dúvida, o primeiro lugar para quem decide se dar uma vida interior mais intensa. Qualquer pessoa que queira desenvolver sua vida espiritual deve, todos os dias, encontrar tempo suficiente para se dedicar a determinados atos de oração.

Perceber, vivenciar e sentir a presença de Deus em nós é oração, e ela é uma necessidade

Rezar não é formular palavras nem pensamentos, mas estar e viver diante do Deus que escolhemos e que nos escolheu como Sua morada preferida.

Orar diariamente é uma necessidade

Foto ilustrativa: Bruno Marques/cancaonova,.com

Nunca Deus se manifesta a nós inutilmente. O rezar, o encontrar-se com o amado sempre é positivo. A meditação e a contemplação não devem ser consideradas na linha da produtividade, mas na dinâmica do amor, na busca de forças para ser testemunhas vivas do Ressuscitado.

Os efeitos de quem vive em constante oração e na presença de Deus se manifestam no dia a dia e são percebidos no trabalho e nos compromissos diários.

Viver em atenção amorosa ao Deus vivo produz em nós mudanças radicais e atitudes diferentes no nosso agir.

Vejamos, aqui, alguns exemplos de estar na presença de Deus em uma atitude orante:

1. A maior concentração

Na presença amorosa de Deus, o nosso espírito se concentra com maior facilidade, deixando de lado as preocupações. Deus se torna o centro de nossas ações. Todas as coisas nos levam para Ele e partem d’Ele.

2. Rezar sem cessar

Transformar a oração em atitude e não simplesmente em atos esporádicos do nosso dia a dia é o ideal de todo orante. Quem vive na presença de Deus sente que se move, age dentro do mistério do amor e da presença do infinito. É o caminho a seguir para que as palavras de Jesus sejam realidade: “Orem sem cessar… nunca desanimem”. Tudo o que acontece ao nosso redor se transforma em motivo de contemplação.

3. Na oração, supera-se a solidão

O medo de estar sozinho, abandonado pelos outros, é superado pela oração. Na certeza da fé, não somente sabemos que Deus vive em nós, mas que vivemos n’Ele. O Salmo 23 muito nos pode ajudar a descobrir essa presença amiga e fortalecedora. Na oração, o drama da solidão é superado na experiência de um Deus presente e amigo. É estar sempre em boa companhia, como a de Deus, que nos dá felicidade.

Leia mais:
::Os passos para ir a um lugar deserto
::Você está preparado para deixar tudo?
::Jesus age no tempo certo
::Jesus é indiferente à minha dor?

4. Deus é alegria infinita

Sentimos renascer dentro de nós a esperança, o otimismo, a vontade de viver. Deus é a alegria infinita que descobrimos lenta, mas definitivamente. Sem medo nem receios, caminhamos na busca do essencial. Um novo desejo de servir, de evangelizar, de fazer o bem nos envolve e nos obriga a sair do pequeno mundo dos nossos egoísmos.

5. “Sê perfeito e anda na minha presença”

Sentimo-nos melhor com o desejo de caminhar na presença de Deus. Lutamos contra a mediocridade da vida. A radicalidade do seguimento do Evangelho se transforma em um ideal concreto, em compromisso assumido na nossa oração diária. Assim, superamos com maior facilidade os sofrimentos, os desânimos e as contrariedades da vida.

6. A presença dos irmãos nos revela a presença de Deus

Vivemos com maior alegria o convívio com nossos irmãos, temos mais capacidade de perdoar e amar. A presença dos outros nos revela a própria presença de Deus. A presença d’Ele feito vida transforma nossa existência, faz-nos criaturas novas.

Texto extraído do livro: “Catecismo de Oração”
Frei Patrício Sciadini, ocd

banner migrantes