márcio mendes

O poder da Sagrada Escritura na oração

A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus

“Meu filho, ouve-me, adquire uma instrução sadia, torna o teu coração atento às minhas palavras. Dar-te-ei um ensino muito exato, vou tentar explicar-te o que é a sabedoria; torna o teu coração atento às minhas palavras” (Eclo 16,24-25a). A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus e, como tal, é eficaz, tem o poder de realizar aquilo que proclama. Ela atua em nós como obra. Ao ganharmos intimidade com ela, vamo-nos apercebendo de todas as promessas que Deus fez ao Seu povo (que somos nós) e que, por ignorância, desconsideramos.

Deus quer que tenhamos as promessas que nos fez elevadas diante de Seus olhos, como fez Moisés, que tinha o cajado sempre na mão e erguido para o céu, como que a dizer a Deus que não se esquecera da aliança. Uma aliança envolve compromisso de duas partes. Se queremos nos beneficiar das promessas de Deus, precisamos agir como Seu povo – Moisés tomou o livro da Aliança e o leu ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o Senhor disse e seremos obedientes” (Ex 24,7). A primeira atitude importante: ouvir o Senhor; a segunda: obedecer-Lhe.

O poder da Sagrada Escritura na oração

Foto ilustrativa: Andréia Britta/cancaonova.com

Deus fala ao Seu povo, e fala muitas vezes de maneira inusitada; porém, não devemos ignorar que Ele prefere falar pelos meios que desde o princípio estabeleceu. Tanto Deus queria que Seu povo se deixasse guiar por Ele que prescreveu ao chefe: “Conservará essa cópia consigo e a lerá todos os dias de sua vida, para aprender a temer o Senhor, seu Deus, e a observar todos os artigos dessa lei, pondo em prática todas as suas prescrições” (Dt 17,19).

O que Deus disse ao Rei de Israel diz-nos agora a mim e a você: que conservemos conosco e leiamos a Sagrada Escritura. Como em nossa casa não pode faltar comida na mesa, também não deverá faltar a comida espiritual, que é abundante na Bíblia. Então, se você ainda não tem uma ou se não está acostumado a utilizar a que tem, este é um ótimo momento para mudar essa situação. Por isso mesmo, a Canção Nova buscou um meio de colocar à disposição do povo, de qualquer pessoa, rica ou pobre, a Sagrada Escritura.

Há muitas pessoas que reclamam de uma vida malsucedida, não conseguem, por vezes, enxergar a loucura dos parâmetros e do estilo de vida que escolheram, muitos são os que se deixam moldar por quaisquer critérios que pareçam bons, quando poderiam utilizar um que é infalível:

“Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observar toda a lei que Moisés, meu servo, prescreveu-te. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores” (Js 1,7-9).

Quem reza com as Escrituras agrada a Deus e reza bem, pois reza segundo o Espírito. O Espírito Santo que ora nas Escrituras não as contradirá, a Sua oração é a mesma, renovada e renovadora, Espírito e Vida, mas a mesma… “porque é a boca do Senhor quem as mandou, e Seu Espírito que as ajuntou” (Is 34,16b). “Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram” (Mt 13,17). O demônio se esforça muito para afastar as pessoas do estudo da Sagrada Escritura, porque sabe que as pessoas perseverantes na oração estão perdidas para ele.

Não muitos anos atrás, quantas pessoas ansiavam por ter uma Bíblia, por aceder a literaturas cristãs como nós o fazemos, por conhecer tantos pregadores maravilhosos que Deus suscita para nossos tempos, e não o puderam!?! Somos privilegiados por ter ao nosso alcance, e tão facilmente, o Evangelho. Que Deus nos faça saber aproveitá-lo!

marcio-mendes-banner