Acredite

Nosso Deus pode resolver qualquer coisa

Nos dias de hoje, não é difícil encontrar pessoas cristãs que já não sabem se creem. Mas crer em Deus nunca foi problema para os primeiros cristãos. Sua fé não se apoiava em discursos e teorias,  mas estava ancorada na experiência que fizeram do Espírito Santo. Por essa razão, não duvidaram, mas permaneceram numa fidelidade impressionante e comovente. Afinal, quem experimentou não pode deixar de acreditar. A efusão do Espírito Santo é essa experiência que transforma o coração, porque torna Jesus a razão de nossas vidas, torna-o a alegria de cada dia passado sobre a terra, e o alvo de todos os nossos louvores e agradecimentos. Desse modo, o carismático vive em função de Deus e exatamente por isso é tão cheio de vida.

É por suas atitudes que a pessoa se dá a conhecer. Num tempo em que a autoridade religiosa é questionada e até mesmo combatida, o homem que experimentou a doçura do Espírito Santo reafirma sua fé na Igreja e se submete com amor àqueles que Deus constituiu à frente de seu povo. Uma vez cheios do Espírito, o homem e a mulher enfrentam todos os acontecimentos (fáceis ou difíceis, alegres ou sofridos) de uma maneira espontânea, amparados pela oração, conduzidos pelo amor, procurando compreender todas as coisas à luz da fé. Seja qual for a situação, seja ela boa ou dolorosa, o homem que crê só tem uma coisa a dizer, um único pronunciamento a fazer: “Graças a Deus! O Senhor seja louvado! Tudo está em suas mãos. Amém”.

A confiança nasce do amor que experimentamos; nasce do amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Saiba que Deus ama você, e o ama com uma ternura tão grande e generosa, que não quer que sua vida continue como está. Ele quer algo muito melhor para você.

Foto ilustrativa: Tutye by GettyImages / cancaonova.com

Deus ama e prepara uma vida de felicidade

Exatamente porque o ama, preparou um plano cheio de bondade e sabedoria para sua vida. Plano esse que, posto em prática, dará muita glória ao Senhor, e a você uma felicidade sem limites. Esse plano existe. A parte que nos toca é interpretá-lo e colocá-lo em prática. Não precisamos ficar receosos nem amedrontados por saber que já existe um caminho traçado para nós. Deus não veio para mutilar nossa vida nem arrancar de nós as coisas que apreciamos. Pelo contrário, Ele veio para conceder, libertar e resgatar. Veio trazer-nos uma vida cheia de paz e de alegria.

Portanto, não é preciso ter medo nem ficar desconfiado pensando que será mexido, de um lado para outro, como peça num tabuleiro ou como alguém que se limita a fazer o que os outros determinam. Definitivamente, não será assim. Como pessoas livres e amadas, precisamos descobrir qual é a vontade de Deus, acolhê-la e empenhar todas as nossas capacidades para que ela se realize em nós. É preciso colaborar com ela se quisermos que se realize.

O Espírito Santo ajuda-nos a acalmar a ansiedade

Surge aqui uma pergunta que nos interessa: por que Deus não nos revela, de uma só vez, todo o plano que Ele traçou para nós? Decerto, porque Ele quer que vivamos da fé, um dia de cada vez; talvez porque Ele não quer que vivamos enfastiados e cheios de tédio numa vida sem surpresas; ou ainda porque Ele sabe que a natureza humana só é capaz de compreender certas coisas na medida em que as experimenta. Se, muitas vezes, não somos capazes de entender o que estamos vivendo no presente momento, imagine, então, o que seria se tentássemos compreender o que ainda nem começamos a experimentar.

O Espírito Santo quer recordar a todos os que estão ansiosos para descobrir o futuro, a todos os que estão aflitos com a segurança e o crescimento de seu patrimônio, que se preocupam em juntar riquezas nessa vida e se angustiam com detalhes que devem ser cautelosamente preparados para que tudo corra bem no dia de amanhã, quer lembrar-lhes que temos um Pai no céu que sustenta os passarinhos e reveste de beleza e perfume as flores do campo.

Lembre-se do amor e carinho de Jesus

Esse mesmo Pai não trataria com carinho e atenção ainda maiores aqueles que foram resgatados ao custo do sangue precioso de seu Filho? Todas as vezes que você se sentir angustiado, aflito, preocupado com o dia de amanhã, lembre-se das palavras de Jesus: “Por isso, eu vos digo: não vivais preocupados com o que comer ou beber, quanto à vossa vida; nem com o que vestir, quanto ao vosso corpo. Afinal, a vida não é mais que o alimento, e o corpo, mais que a roupa? Olhai os pássaros do céu: não semeia, não colhem nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles? Quem de vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida? E por que ficar tão preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham, nem fiam. No entanto, eu vos digo, nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um só dentre eles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está aí e amanhã é lançada ao forno, não fará ele muito mais por vós, gente fraca de fé? Portanto, não vivais preocupados, dizendo: ‘Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir?’ Os pagãos é que vivem procurando todas essas coisas. Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação! A cada dia basta o seu mal” (Mt 6,25-34). Deus quer nos socorrer. Mas quer também que sejamos vencedores.

As dificuldades devem ser vencidas vivendo um dia de cada vez

Enquanto vivermos neste mundo teremos que cuidar de um dia de cada vez. E, em cada dia, teremos que batalhar para conquistar nossos objetivos. Sem esforço ninguém melhora. Sem empenho a pessoa não progride. Somos limitados e os desafios são tantos, como poderemos superar os obstáculos? Tenhamos confiança e, com São João, digamos: a vitória que vence o mundo é a nossa fé (cf. I Jo 5,4). A efusão do Espírito Santo torna o homem capaz de vencer qualquer coisa e de superar suas grandes limitações. Pois, se tudo é possível para quem acredita, uma vez que cremos, Deus nos concederá o que ainda nos falta. A fé é uma só, mas recebeu de Deus o condão de obter todas as coisas. Ela é o meio pelo qual a onipotência do Senhor se manifesta em favor dos que creem.

Leia mais:
.:Deus é resposta e caminho para nossa salvação
.:E quando só Deus é a resposta para os questionamentos da vida?
.:A provação é uma luta da qual você precisa tirar proveito
.:Existem soluções fáceis para problemas difíceis?

Tudo pode o homem que crê, porque, assim como ferro mergulhado no fogo ilumina e queima, o homem mergulhado em Deus fica cheio da luz divina e arde pleno da sua força. Pela fé, construímos um refúgio poderoso onde estaremos protegidos e seguros de todas as armadilhas e agressões dos que nos odeiam. São terríveis os ataques da tentação, mas a fé em Jesus Cristo pode mais que todos os demônios juntos.

A fé e a confiança em Deus

Quem confia em Deus não tem o que temer, pois, como o fogo faz desaparecer o frio e a escuridão, a fé suscita a presença de Deus, diante da qual desaparece todo o poder do mal. Disso procurava se lembrar Davi quando sentia suas forças fraquejarem:

“Confiará em ti quem conhece teu nome, pois nunca abandonas os que te buscam, Senhor” (Sl 9,11); “Se todo um exército se acampar contra mim, não temerá meu coração. Se travar contra mim uma batalha, mesmo assim terei confiança” (Sl 26,3). A fé é um escudo poderoso, uma grande proteção, uma força, um recurso para todas as circunstâncias. Ela é um jorro de Água Viva com o qual se apagam as chamas do Maligno, é uma proteção que nos abriga de todos os perigos, é uma força que nos desvencilha dos embustes da tentação, é um recurso que nos abastece de todos os bens e nos abre todas as portas.  Essa  assistência de Deus nos é preciosa porque todos temos que fazer escolhas e tomar decisões.

De que forma você resolve seus problemas?

Consequentemente, ninguém escapa à sina de ter que enfrentar as obrigações. De uma forma ou de outra, é preciso reagir diante das dificuldades. E na vida há três maneiras de se resolver um problema: sem , com pouca fé e com uma fé generosa. Quem não tem fé diz: “Preciso resolver este meu problema!”. Então, arregaça as mangas, pensa, trabalha, corre para um lado e para o outro fazendo o que consegue, busca ajuda em todo tipo de gente, porém, nunca recorre a Deus. Até onde poderia avançar esta pessoa quando o próprio Jesus afirma que sem Ele nada podemos fazer? Quem tem pouca fé diz: “Se Deus me ajudar, vou resolver este problema!”. Ele até pede a ajuda do Senhor, mas, na verdade, não conta com ela. Acredita mais em si e em suas capacidades do que na possibilidade de que Deus intervenha em seu favor.

Ele quer que Deus o ajude, mas prefere se garantir fazendo ele mesmo o serviço e apenas pedindo ao Senhor que abençoe o que ele, por si mesmo, já decidiu fazer. Quem tem uma fé generosa diz: “Confio que tudo se fará conforme a vontade de Deus”.

Tudo está nas mãos do Senhor

E, sem ficar de braços cruzados, ele entrega tudo nas mãos do Pai, porque sabe que “o coração humano projeta o caminho, mas é o Senhor que dirige os passos” (Pr 16,9). Mais que de nós, é de Deus que vem a solução. Por isso está escrito: “Confia  teus negócios ao Senhor e os teus planos terão bom êxito” (Pr 16,3). Confiar, nesse caso, não é ser irresponsável e descomprometido. E, sim, fazer tudo como se tudo dependesse de você, todavia, sabendo que depende de Deus. Trata-se de usar de nossas capacidades e utilizar de todo nosso empenho sem jamais nos esquecermos de que somos colaboradores do Senhor, abertos à sua vontade, cientes de que é Ele quem tudo faz.

Confiemos nossos problemas ao Senhor, contando-lhe humildemente as nossas lutas. Como filhos queridos diante de seu Pai bondoso e terno, podemos esperar com o coração confiante até que Deus intervenha, pois, infalivelmente, Ele o fará. Assim que levantarmos diante dele a nossa súplica, podemos de imediato agradecer-lhe por nos ter escutado. Agradecemos, desde já, porque é uma questão de tempo até que Ele nos responda. Ainda que lhe tenhamos pedido as coisas mais difíceis, podemos confiar porque Ele é fiel e vai agir (cf. Sl 36,5).

Mesmo que tudo pareça estar indo na direção errada, continuemos firmes na confiança, sem nos angustiarmos por não saber quais caminhos Deus usará para nos atender, pois Ele mesmo já nos avisou que o seu modo de agir é diferente do nosso (cf. Is 55,8). Em vez de entregar nossa alma à tristeza e ficar atormentando nossos pensamentos com preocupações, podemos, pela confiança, descansar no Senhor, que nos alivia dos fardos.

Trecho extraído do livro “Dons de Fé e Milagres“, do Márcio Mendes