Crescimento espiritual

A oração é o relacionamento entre Deus e o homem

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que Deus criou o homem no amor, por amor e para o amor, além disso,  inscreveu em seu coração um desejo de se relacionar com Ele. Somente neste relacionamento o homem encontrará a verdade e a felicidade que procura incessantemente. 1 Em Seu amor, desde a criação, Deus estabelece uma relação profunda e concreta que é infringida quando, na sua liberdade, o primeiro homem escolhe desobedecê-Lo. Como consequência, a harmonia está rompida; a natureza humana privada de santidade e ferida por seu pecado.

Contudo, mesmo depois da queda, o homem não foi abandonado por Deus. Em Cristo, o véu se rasga, o céu se abre e, novamente, ele pode aproximar-se do Senhor. A partir de então, a oração passa a ser o meio onde nos relacionamos com Deus. Ela situa este espaço de relacionamento onde nos encontramos com o Senhor, falamos com Ele e também O escutamos. Neste meio, somos revelados a nós mesmos através de Deus e Ele também Se revela a nós.

a-oracao-e-a-relacao-entre-Deus-e-o-homem

Foto Ilustrativa: wilpunt by Getty Images

O que é a oração? Por que rezar?

Por não entendermos de fato o que é a oração, muitas vezes, rezamos por vários motivos, mas não para estarmos unidos a Deus. O grande desejo do Senhor na oração é atrair-nos a Ele, tornar o nosso coração conhecido e revelar-Se a nós em tudo o que é, e não somente no que pode fazer. Por isso, a oração não é só momento de pedir o que precisamos, e sim a nossa forma de nos relacionarmos com Deus, de estabelecer com Ele um compromisso, uma aliança.

A oração que agrada o coração de do Pai não é uma oração formada por palavras bonitas, mas sim a oração que comporta a verdade do meu e do seu coração. Se entendemos que a oração é relacionamento, podemos rezar em tudo o que fazemos unindo o nosso coração a Deus em cada detalhe do nosso dia. Assim, dedicamos momentos específicos para estar somente com o Senhor, mas podemos continuar com Ele durante todo nosso dia.

Una seu coração a Deus pela oração

Persistir na oração é insistir na relação com Deus. Nenhuma oração fica sem resposta. E, na maioria das vezes, a primeira resposta é a conversão do nosso coração. É preciso perseverar, Deus sempre vai responder à nossa oração. Percorrer esse caminho de insistência é também um caminho de crescimento na fé.

Leia mais:
.: Aprenda a buscar e encontrar Deus na sua vida diariamente
.: Os sacramentos foram instituídos por Deus
.: Como fazer o encontro do nosso tempo, com o tempo de Deus?
.: Como possuir uma profunda intimidade com Deus? 

A sagrada escritura, muitas vezes, traz que, quando Jesus vai orar, Ele sobe o monte. Isso para dizer que, na oração, existe sempre uma exigência, um esforço que é nosso; colocar-se em oração sempre será um caminho de subida. Muitas vezes, ligamos a oração aos nossos sentimentos e à nossa vontade e, assim, se temos vontade de rezar, rezamos; se sentimos que Deus está conosco rezamos porque esse sentimento na oração nos faz bem etc.
No entanto, a oração não é baseada no sentimento e na vontade, ela é uma necessidade do nosso coração. Quando reconhecemos essa necessidade, somos capazes de adentrar neste caminho de subida, indo além dos sentimentos e da vontade para crescer na intimidade com o Criador.

A graça de Deus

Além do nosso esforço, existe uma parte na oração que é graça. Se quisermos caminhar sozinhos na oração, chegará uma hora que não mais conseguiremos: o grande segredo para permanecer na oração é reconhecer-se necessitado da graça de Deus. E o Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza e ora em nós 2. Contar com o Espírito Santo é o grande segredo para permanecer na oração e crescer na relação com Deus.

Referências:

1 Catecismo da Igreja Católica n° 27
2 Rm 8, 26

banner espiritualidade


Marcela Cunha

Marcela Martins da Cunha, natural da Cidade de Edéia – GO, é missionária da Comunidade Canção Nova desde 2013. A missionária formou-se em Fisioterapia pela PUC – GO em 2004; é Mestra em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela UFG (Universidade Federal de Goiás), pós-graduada em Saúde da Família (UFG) e em Gestão da Comunicação pela Faculdade Canção Nova (FCN). Atualmente, atua na gestão do Posto Médico Padre Pio e na missão RVJ. Tem a escrita como uma forma de comunicar o Cristo vivo e vivido em sua vida.