Ajuda espiritual

A doença do corpo e da alma pode ser curada com a oração?

Como numa doença não devemos nos automedicar, diante da cura interior também devemos buscar ajuda

Quando a doença aparece, o certo é procurarmos um médico. Conforme a doença, ele nos receitará um tratamento adequado. Cada doença requer um tratamento específico. Por isso mesmo, não se deve partir para a automedicação. O diagnóstico médico, os exames complementares e o cauteloso acompanhamento serão decisivos no prognóstico do tratamento, o qual poderá ser uma intervenção cirúrgica, um tratamento à base de antibióticos, analgésicos entre outros.

O mesmo deve ocorrer com a Cura Interior. Nesse caso, chamo de “automedicação” a busca desenfreada por conta própria de terapias e a mistura de teses e correntes pseudo-espirituais. Hoje em dia, fala-se muito em terapias de autoajuda. Todos os mestres dessa corrente falam, constantemente, da necessidade de nos conhecermos melhor, de saber quem somos. Eu diria que, na Cura Interior, mais importante que saber quem eu sou é saber a quem eu pertenço.

A-doença-do-corpo-e-alma-pode-ser-curada-com-a-oração

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Peça o batismo no Espírito Santo

A Bíblia nos revela que somos de Deus e que somente n’Ele e a partir d’Ele podemos descobrir os caminhos para a nossa felicidade e realização. Por isso, num processo de Cura Interior, é muito importante invocar, insistentemente, o Espírito Santo. Abrir-se ao Espírito é o primeiro passo para descobrir o infinito amor de Deus em nossa vida. Essa abertura acontece com a oração. Por essa razão, é importante achar um lugar apropriado para rezar, a fim de evitar as distrações e perturbações. Um ambiente que seja propício à cura interior. Todo resultado do processo depende totalmente dessas ações.

A Bíblia fala do Espírito Santo como força, dínamo, energia, luz. Entusiasmo é exatamente isso! A palavra “entusiasmo” vem do grego enthousiasmós, ter Deus (Theós) dentro de nós. Perdemos a alegria de viver quando deixamos viver em nós o ódio, o desamor, a mentira, o pecado, enfim, tudo o que nos afasta da presença e da graça de Deus. Na Antiguidade, entusiasmo era a exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob a inspiração divina. O Novo Dicionário Aurélio ainda elenca outros significados da palavra “entusiasmo”: vigor no falar e no escrever, exaltação criadora, inspiração, flama, admiração, alegria, júbilo, dedicação ardente, ardor e paixão. E não são exatamente esses os sentimentos que desejamos em nossa vida?

Leia mais:
.: Você sabia que a nossa árvore genealógica precisa passar por cura?
.: Como buscar a cura física e espiritual para a nossa vida e família
.: Como lidar com os traumas do passado no presente
.: Conquistar a liberdade interior

Se abra para Deus

O primeiro sinal de depressão é exatamente o contrário de tudo isso: falta de alegria, medo, ansiedade, sentimento de impotência, desanimo etc. Por isso, para que a cura interior aconteça, é imprescindível a abertura à ação do Espírito e o clima de oração: colocar-se na presença de Deus.

Uma das grandes causas de corações feridos e machucados, hoje em dia, é exatamente a ausência de Deus na vida das pessoas. Vivemos num mundo que parece não ter espaço para Deus. Enchemos o coração com as coisas do mundo, com os apegos materiais, com forças negativas do pecado. A consequência só poderá ser a falta de entusiasmo.

Abra seu coração para Deus e reserve um lugar especial para Ele em sua vida.

(Artigo extraído do livro “Seja feliz todos os dias”)

Padre Léo, scj

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.