O Tempo do Advento

´´Celebrando cada ano este mistério, a Igreja nos exorta a renovar continuamente a lembrança de tão grande amor de Deus para conosco. Ensina-nos também que a vinda de Cristo não foi proveitosa apenas para seus contemporâneos, mas que sua eficácia é comunicada a todos nós se, mediante a fé e os sacramentos, quisermos receber a graça que ele nos prometeu, e orientar nossa vida de acordo com seus ensinamentos.´´

Das cartas pastorais de São Carlos Borromeu, bispo

O Advento celebra a vinda de Jesus Cristo no tempo e na história dos homens para trazer-lhes a salvação, sendo por tanto um tempo de expectativa que deve ser vivido em plenitude.Antes de celebrar o nascimento de Jesus, somos chamados a proclamar que o Senhor vem a nos prepararmos para sua vinda.

É o ponto de partida e de chegada de cada Ano Litúrgico. Os dois primeiros domingos são como que o fecho de todo o Ano Litúrgico, evocando a última vinda do Senhor, e os dois domingos seguintes preparam a celebração da vinda histórica de Cristo, de tal modo que a vinda histórica no Natal, se torne realmente a vinda atual no mistério de sua festa, nos sacramentos e na vida de caridade de cada cristão.

Três são as figuras que guiam o cristão na preparação para a vinda do Senhor: o povo de Deus do Antigo Testamento encarnado em Isaías; o Profeta Precursor, João Batista, que preparou o caminho e mostrou o Messias presente entre o povo; e Maria, que vem preparar mais especialmente o natal de Jesus. O refrão que perpassa todo esse tempo é: “Vinde Senhor Jesus”

A cor litúrgica do Tempo do Advento é o roxo. Para o III domingo – domingo gaudete- é permitido o uso da cor rosa. O símbolo mais conhecido é a coroa do Advento que com suas quatro velas nos convida a uma atitude de vigilância, que é própria do tempo. As músicas expressam a invocação do coração, no desejo de ver o céu se abrir e descer a terra o Salvador.

Missal Dominical
Celebrar a Vida Cristã
Liturgia das Horas Vol I