Mãe: Sinal de Deus

“Honra teu pai e tua mãe” (Ef 6,2).

Estamos num tempo memorável e inesquecível. Muitas graças estão sendo derramadas sobre nós, sobre o nosso País e sobre as nossas famílias. O Brasil e o povo brasileiro puderam receber o Santo Padre o Papa Bento XVI, celebramos a Festa de Nossa Senhora de Fátima e o tradicional Dia das Mães, no segundo domingo deste mês de maio. Quantas maravilhas na pauta e na agenda!

Cada item mereceria um artigo especial. Mas, vamos abrir o nosso coração, deixando que a nossa alma de poeta expresse algo sobre a beleza encantadora que há na história, na vida e na missão de cada mãe! Sim, todos nós temos uma “veia” poética no íntimo de nosso ser. E por aí conseguimos nos sensibilizar diante dos pequenos e grandes detalhes gravados no carinhoso olhar de nossa mãe. E conseguimos também ousar homenageá-las com a sinceridade do nosso sentimento. Ousar, sim, porque por maior que seja a nossa homenagem, ainda será muito pouco diante de tudo o que cada mãe é capaz de fazer por seus filhos!

O Salmista nos ensina a rezar: “Dai graças so Senhor porque Ele é bom, porque eterna é a Sua misericórdia” (Sl 117,1). Ao contemplarmos a face de uma mãe, somos tocados e motivados a entoar esse hino de ação de graças. Pois, a bondade de Deus “criou” uma obra-prima. E a misericórdia d’Ele nos ensinou a chamá-la de mãe! Cada vez que os nossos lábios pronunciam este nome: “mãe”, eles se enchem de um doce mel. Pois, cada mãe é a mais fina flor semeada no jardim da vida! Que cada pessoa consiga a todo instante dizer ao Senhor: “Obrigado pela minha mãe”! Mesmo que a sua mãe já esteja no Céu, agradeça a Deus por ela. Mesmo que você nem a tenha conhecido, agradeça a Deus por ela da mesma forma. Pois, mãe é sempre um sinal de Deus!

É impressionante como mãe consegue ser polivalente. As mães se desdobram e sempre dão conta do recado. Muitas mães, são pai e mãe ao mesmo tempo. Outras acumulam mais funções, sendo nossas amigas, conselheiras, diretoras espirituais, incentivadoras, psicólogas, mestras e tantas outras coisas no dia-a-dia da nossa caminhada. E o mais admirável é que elas fazem com um gosto, que só pode vir do Alto. As mães, mesmo esgotadas por tantas coisas, sempre dão o melhor de si para os filhos e para a família. Além do trabalho dentro e fora de casa, elas estão sempre muito envolvidas com as atividades escolares, religiosas e sociais de sua prole. Às nossas mães o nosso reconhecimento e a nossa gratidão.

Nesta época, me vem sempre à mente uma história real que aconteceu há mais ou menos dezesseis anos. Um filho cuidou com todo amor de sua mãe enferma, ficando o tempo todo com ela no hospital. Parece até que ela, cheia de amor, desejou poupá-lo da dor de vê-la partir. No instante em que ele saiu do hospital para buscar algo a sua querida mãe, ela deu o último suspiro e voltou para o Pai. No velório, pouco antes do sepultamento, aquele mesmo filho que deu milhões de beijos na sua querida mãe, dizia: “Ah, mãe, por que eu não te dei mais um beijo?!” Aquela palavra ficou no meu coração e nunca mais saiu. Sei que é uma história triste. Mas, por outro lado, é uma grande lição para todos nós. Ele cuidou, e muito bem dela, mas mesmo assim, ficou com a sensação de que poderia lhe ter dado mais um beijo. Nunca sabemos o que irá nos acontecer no próximo instante. Por isso, é preciso viver o amor a cada minuto. Para nós, que temos nossa mãe viva, no meio de nós, nunca economizemos carinho, palavras, gestos e atitudes. Vamos beijar, abraçar e homenager sempre nossa mãe querida!

Mãe faz muito e representa muito para cada pessoa. Pois, foi no ventre abençoado dela que Deus plantou a semente da nossa vida. O sangue dela nutriu a nossa existência. O amor dela continua fazendo a nossa esperança germinar e prosperar. Que neste momento tão especial, nós não nos deixemos abater por aquilo que não conseguimos fazer de belo para nossa mãe. Vamos nos recordar dos melhores momentos entre nós e a nossa mãe querida. Mãe tem sempre o dom de compreender os nossos limites. Este é mais um dos motivos que a torna um sinal de Deus! Que Maria, Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa Mãe, interceda por todas as mães! Viva as Mães!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.