Jornada Mundial da Juventude 2002 - Toronto

“O sal é uma minoria mas dà sabor à todo o alimento! Devemos dar sabor ao nosso cristianismo para dar sabor ao mundo.”

Uma notícia para aqueles que estão pensando em ir para a Jornada e para aqueles que estão ainda em dúvida. Uma mensagem da Maristela Ciarrocchi da Comunidade Emmanuel da França. Durante 09 meses ela estará morando aqui em Roma, na Escola de Missão da Comunidade Emmauel, para uma formação missionária e teológica.

Olà meus queridos amigos Internautas!

Acabamos de ter um encontro com o Bispo Rylko vice-presidente no Pontificio Conselho para os Leigos, que veio aqui em nossa casa para jantar conosco, ele é responsável pela Jornada Mundial da Juventude em Toronto, vou relatar para vocês o que ele disse para realmente nos encorajar na nossa grande missão em Toronto!

‘Não sei se todos vocês sabem, mas no início quando o Santo Padre teve a iniciativa para criar a Jornada Mundial da Juventude, pensaram que poderia ser um triunfalismo da Igreja e também do Papa, mas ele muito persistente lutou por essa idéia até o fim. Os jovens desde o início aceitaram como um recarregamento espiritual e uma extraordinária experiência de Igreja Universal, ser jovem católico é ser jovem universal. Em vez de vivermos a fé na solidão, em nosso mundo, devemos celebrar esse momento juntos, pois vivemos em um mundo que não se fala de fé. Graças à esses grandes encontros é possível descobrir que muitas pessoas têm o mesmo sentimento, o mesmo entusiasmo dentro do coração. Lutamos pelo mesmo ideal! Entre muitas testemunhas que já ouvi, os jovens perderam o medo, depois da JMJ, de proclamar a sua fé.

Depois da JMJ em Paris, muitos jornalistas se perguntavam: O que esse velho homem tem que toda essa multidão o segue? Antes de que ele tivesse essa dificuldade de andar, de falar era possível entender, mas agora? E perguntando aos jovens obtiveram respostas que sempre diziam: Estamos aqui para ouví-lo, mesmo que ele nos fale coisas que são muito exigentes!

O Papa tem a coragem de dizer coisas que nenhum político tem a coragem, mesmo porque se o disser não sabe se encontrará essas pessoas uma outra vez.

Mas o Papa diz e isso é o que os jovens precisam ouvir e guardam no seu coração como uma bússola. Um dia perguntaram para o Papa sobre a sua relação com os jovens e ele disse: Sou um amigo dos jovens. Mas, sou um amigo exigente.

Esse é o segredo pastoral dele. E também o ponto fundamental é: Ele tem o amor de Pai. O que a sociedade moderna está mais carente hoje em dia é a figura do Pai que seja um pai de verdade. Um pai que ama, que confia em seus filhos e ao mesmo tempo exige de cada um deles.

E agora, estamos nos preparando para Toronto. A estrutura é quase igual, mas ao mesmo tempo é uma grande surpresa para cada um de nós. Vivemos totalmente uma nova e inesquecível experiência. E o fruto é muito maior do que o nosso investimento, pois a cada ano podemos comprovar que não é uma experiência somente humana mas abençoada.

Esse tema ‘Sal da Terra e Luz do Mundo’ é muito rico de significados. Quando
falo de sal, penso no tipo de presença que o Senhor pede a cada um de nós no mundo de hoje, que não pode ser neutra, invisível.

O número de católicos é de um bilhão em todo o mundo, somos ainda uma minoria
comparada aos muçulmanos. Mas o problema não é ser a minoria, o problema é não ter nada a dizer a este mundo. O sal é uma minoria mas dá sabor à todo o alimento! Devemos dar sabor ao nosso cristianismo para dar sabor ao mundo.

Coragem é necessário neste momento. Temos que ser sinais de contradição. A fé é exigente, mas nos fara ganhar o maior tesouro: A vida eterna. Que cada um de vocês que se preparem para a Jornada que ela possa ser um tempo de muitas bençãos e que vocês aprendam a viver esse tesouro com Jesus, nosso Senhor!!!”

Um grande beijo a todos e CORAGEM!

Aqueles que escrevi e não pensam em ir para a Jornada tenho certeza que o que ele disse sobre ser cristão serve para todos nós!

Unidos na Eucaristia e no coração de Maria!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.