Importância do Momento Presente

1.Como podemos entender estas palavras de Jesus dirigidas a Santa Faustina?

R: Jesus deseja que acreditemos mais no momento presente, no dia de hoje. Ele quer que aprendamos a viver somente o dia de hoje.

2.Mas, como aprender a viver o dia de hoje? Jesus não quer que vivamos preocupados com o dia de amanhã?

R: Isto está claro no evangelho, quando Jesus diz: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã”(Mt 6,34a). A ordem é clara: Jesus não quer que nos preocupemos com o dia de amanhã, pois já temos no dia de hoje, preocupações mais do que suficientes com as quais devemos nos preocupar, pois com certeza temos no dia de hoje problemas a serem resolvidos, situações a serem esclarecidas, pessoas que devemos atender, ouvir, trabalhos a serem feitos, etc…

Se eu for fazer cada coisa do dia de hoje, com a cabeça naquilo que eu deverei fazer no dia de amanhã, o que vai acontecer? Acabarei por não fazer bem, aquilo que hoje eu preciso fazer no dia de hoje. Por isso, Jesus no evangelho diz: “Pois o dia de amanhã terá suas preocupações”(Mt 6,34b). De fato, quando o dia de amanhã chegar, eu terei que me ocupar em resolver as preocupações, as situações que eu estiver vivendo naquele momento.

3.Então, Deus não quer que eu fique pensando nas preocupações do dia de amanhã?

R: É verdade. Jesus ainda no evangelho afirma: “Basta a cada dia a própria dificuldade”(Mt 6,34c). Cada dia tem suas próprias dificuldades.

4.Isto quer dizer que não devemos planejar a nossa vida? Planejar as atividades que futuramente iremos fazer?

R: Não, a vida precisa ser planejada. Eu por exemplo, até utilizo uma agenda para anotar os meus compromissos, se não, eu acabo me esquecendo dos mesmos. Mas, eu não vivo preocupado com os compromissos do dia de amanhã. Tem uma brincadeira, em que duas pessoas ficam com uma corda: uma de cada lado, e tentam puxar o outro para o seu lado. Ganha aquele que trouxer o outro para o seu lado. Ora, tem gente que vive o dia de hoje puxando os problemas de amanhã, ou relembrando os problemas de ontem. Hoje, o mundo sofre de duas grandes doenças. Essas doenças chamam-se “ontem”e “amanhã”. Elas atingem a alma de forma muito sutil, vão paralisando-a aos poucos, até sufocá-la. É aquela pessoa que fica preocupada ou com o que se passou ontem, ou com o que vai acontecer no dia de amanhã. É fácil detectar essas duas doenças, pois a própria vítima exprime seus sintomas característicos: Prefiro rezar amanhã (Comunicação com Deus = 0). A minha morte? Não é para já, tenho tempo de pensar nela…(Vigilância = 0). Já ajudei ontem um pobre. É melhor que ele não volte hoje! (Caridade = 0). Ontem, meu marido me traiu. Deus está vendo!… (Misericórdia = 0). Amanhã é fatal, vai acabar tendo uma guerra! (Paz do coração = 0). De qualquer maneira, ontem não deu certo. Não vejo por que iria funcionar hoje! (esperança = 0).

É hoje que a graça me é dada, é agora que ela me toca, me alcança e salva a realidade de minha vida. Eu não possuo agora a graça de amanhã e não posso enlatar a graça de ontem.

5.Nem ontem, nem amanhã. Somente o dia de hoje. É isto que Jesus quer que vivamos?

R: Exatamente. Desejo que haja em vós mais fé nos momentos presentes. Não vos preocupeis com o dia de amanhã. Pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade.

O ‘AA’ utiliza esta pedagogia para recuperar os dependentes químicos: Só por hoje vou evitar o primeiro gole. Só por hoje… Só por hoje… Só por hoje…
Viver somente o dia de hoje, traz paz ao coração. Traz equilíbrio interior. Traz serenidade. Nos faz tocar a mão providente de Deus, de um Deus que cuida de mim, aconteça o que acontecer. Faz-me ver a manifestação de Deus em cada coisa que me acontece, e eu permito Deus falar comigo. Não podemos nos esquecer de que todos os dias, no Pai Nosso dizemos: “O Pão nosso de cada dia nos daí hoje”. E o Pai sempre tem providenciado o Pão para cada dia. Para o dia de hoje. Comigo Deus tem sido muito providente, muito fiel. Para mim, este tem sido o segredo da minha vida espiritual: viver o dia de hoje.

Todo devoto da Divina Misericórdia precisa aprender que somente quem vive o dia de hoje, consegue confiar na Misericórdia de Deus. Isto me pegou de tal forma, que eu não consigo fazer mais de uma coisa de cada vez.

Peço hoje a Deus para você a mesma graça. Amém.