Há um tempo pra cada coisa.

Hoje, no mundo em constante mutação, onde os avanços tecnológicos nas mais diversas áreas tem tido repercussão em toda a sociedade, o fator tempo parece ser sempre algo ‘atrasado’, pois quando descobrem alguma inovação na ciência ou na tecnologia, a sociedade no geral diz que ‘enrolaram’ muito e que isso já podia ter sido descoberto há muito tempo. A sociedade tem pressa, as pessoas tem pressa e querem tudo pra ontem. O mundo vive numa constante ansiedade, onde o relógio de suas vidas sempre precisa andar mais rápido do que o próprio tempo.

E Deus também tem a sua visão sobre o tempo e como Ele deve ser vivido. E é sobre isso que quero partilhar com você. Na Sagrada Escritura no livro de Eclesiastes, Capítulo 3, versículos de 1 a 15, de forma maravilhosa nos é narrada a visão de Deus sobre o tempo. E este trecho já começa dizendo que pra tudo há um momento e um tempo para cada coisa sob o céu (cf Ecle 3, 1). E Deus nos deixa claro que em tudo o que vivemos ou ainda viveremos, existe um tempo, um momento certo, uma hora oportuna. Não adianta querermos ver o pôr do sol ao meio dia. O sol se põe as 6 da tarde, e por mais bonito que possa ser, o sol tem um tempo pra nascer e um tempo pra se pôr.

E essa ‘disciplina’ do sol contribui não somente para iluminar parte do dia; essa disciplina colabora até mesmo com toda a vida no planeta terra, uma vez que a luz do sol é vital para as plantas, que nos fornecem o oxigênio que respiramos. Se o sol não soubesse viver o seu tempo e resolvesse ficar exposto permanentemente, 24 por dia, com certeza a terra iria sofrer um super-aquecimento e a vida iria perecer; o sol tem o equilíbrio e sabe que 12 horas por dia é o suficiente. Imagine só se o sol nascesse as 2h da manhã? O nosso sono iria ficar todo desequilibrado e o nosso relógio biológico iria entrar em ‘parafuso’.

Na nossa vida também deve ser assim. Não adianta querermos dar uma de indisciplinados, ou querer viver as coisas na hora que não é para se viver. As maiores frustrações que um ser humano pode passar é por querer viver coisas na hora errada, em circunstâncias erradas. Isso acontece porque se não vivemos as coisas a seu tempo, as nossas atitudes também acabam não sendo as certas e as nossas decisões quase sempre são precipitadas.

Por isso, é preciso ter a coragem de se olhar de frente, e com maturidade, analisar em Deus alguma coisa que você queira viver hoje, nas mais diversas áreas de sua vida. E verificar se é o tempo certo de você viver isso. Se não for, mesmo que os impulsos queiram te influenciar, tenha a firmeza e ao mesmo tempo a serenidade de esperar. Quem sabe silenciar e esperar o momento oportuno nunca se decepciona.

O barulho interior e a correria do mundo quer nos levar a viver tudo já, no agora. Mas Deus nos mostra que o caminho da felicidade e até mesmo da santificação é esperar o tempo certo em tudo e saber viver a espera na tranquilidade e segurança. Se você souber viver bem cada momento de sua vida e souber esperar o tempo certo para se viver coisas novas, não só você mas todas as pessoas que te cercam serão beneficiadas. Não queira viver tudo de uma só vez, pois isso coloca a sua vida e a vida de outras pessoas em risco. Não antecipe as coisas, mas viva bem o seu presente, de acordo com aquilo que Deus quer que você viva no tempo presente.

Deus abençoe você!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.