🕊️FÉ

Nossa Senhora encontra Jesus na Via Dolorosa

Você seria capaz de deixar quem você ama sofrer? 

Queremos refletir e nos unir a Virgem Maria, Ela que é em si mesma uma escola de formação no sofrimento. A conformação com a vontade de Deus, quando não entendemos os Seus planos, pode ser tão difícil e dolorosa quanto carregar a cruz.

Os Evangelhos não narram esse encontro, mas a tradição coloca a Virgem Maria no caminho de Jesus, na Quarta Estação da Via Dolorosa: Jesus encontra a sua Mãe, logo depois de sua primeira queda. A Virgem Maria corre para levantar seu filho, talvez com um sentimento de querer tirá-lo dali, mas em total resignação à vontade de Deus, que, naquele momento, poderia não ser clara para ela, a Virgem ajuda o filho a se levantar e o anima a seguir o seu caminho. Ela, certamente, não entendia o porquê daquele sofrimento, mas confiava em Deus, pois fora treinada na confiança.

Créditos: Imagem Gerada por Inteligência Artificial / CHAT GPT

Fé que sustenta

Olhar para a Virgem Maria, no caminho da Cruz, deve-nos fazer repensar a nossa postura diante dos sofrimentos que a vida nos impõe. A Palavra de Deus, em Rm 8,28, vai nos dizer que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”. Talvez nós ainda vacilemos na confiança, porque o nosso amor é fraco. O que não era o caso de Maria. 

Foi o amor de Maria por Deus e por sua santa vontade que a sustentou e a manteve em pé até o fim. Foi o amor de Maria, pela vontade de Deus e pela missão do seu filho, que garantiu que ela suportasse vê-lo e, sob o seu olhar, tornar-se “³ desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos sofrimentos…” (Is 53,3). O seu doce menino, aquele que lhe fora dado como presente de Deus, agora era arrancado sem que ela o pudesse defender.

Leia mais:
.:
O cristão pode desistir diante das dificuldades?
.:A dor que nos purifica
.:Como manter a confiança diante das dificuldades

Ver alguém sofrer, ainda que não tenhamos nenhuma relação com a pessoa, é muito difícil. Quando é com quem amamos, é quase insuportável. É justamente nessa hora que somos convidados a nos unir intimamente a Jesus e a Virgem Maria e aprendermos com eles o valor salvífico do sofrimento.

Caminho com Maria

Diante da dor e do sofrimento da vida, recorde-se que foi no auge do seu sofrimento que Ele fez da sua Mãe, a nossa Mãe. Por isso não estamos sós, uma vez que ela corre com compressas quentes para aliviar as nossas dores e nos animar a seguir o nosso caminho.

Talvez, ao suplicar a Virgem Maria, diante das suas dores e dos sofrimentos, você espere que Ela venha lhe tirar desses estados, libertá-lo do sofrimento. Mas a Virgem Maria, conhecendo o valor da sua condição, faz com você o que fez com Jesus, ajuda-o a se levantar e o anima a seguir em frente, ancorando o seu coração ao d’Ela que está ancorado em Deus.

Olhemos para Virgem em toda a Via Dolorosa, já que Ela é o modelo de contemplação e de configuração ao sofrimento, que em Jesus, por Ele e n’Ele, é gerada a Salvação.

Não é ainda hora de desistir, é hora de levantar a cabeça e firmar o coração em Deus. Só o amor tem coragem de dar mais um passo em meio ao sofrimento. A Via Dolorosa é o caminho que a Virgem Dolorosa percorreu para realizar a vontade de Deus. Sigamo-La!


Carla Picolotto

Carla Picolotto é natural de São José das Missões (RS). Membro da Canção Nova desde 2009, Carla passou pelas missões de Lavrinhas (SP), Cachoeira Paulista (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Queluz (SP). Neste último, ela fez parte da equipe de Formação do discipulado. Atualmente, está na missão de São José dos Campos (SP).