confira

Como se livrar da procrastinação e organizar-se?

Procrastinação é doença?

Sabe aquele famoso hábito de sempre deixar para fazer as coisas depois, e, na última hora, sair atropelando tudo que está pela frente para realizar as tarefas? Pois é, isso tem um nome: “procrastinação”, e trata-se de uma “doença” que tem atingido mais gente do que imaginamos. Motivados por uma razão ou outra, muita gente tem escolhido deixar para depois, e como todo efeito tem sua causa, o resultado disso é o aumento de estresse, que vai deixando todo mundo acelerado e ansioso, correndo de um lado para o outro sem saber para onde vai.

A definição de procrastinar em si não é tão ruim: é escolher fazer amanhã e não agora. O problema é que o amanhã é aquele lugar que ninguém conhece nem tem certeza se ele existe. E em todo caso, se ele existir, estará tão sobrecarregado com as coisas que não foram feitas no hoje, que talvez não sobre tempo para vivê-lo; então, “deixar para amanhã”, neste contexto, definitivamente não é uma boa ideia.

Como se livrar da procrastinação e organizar-se?

Foto ilustrativa: Bruno Marques/cancaonova.com

De minha parte, acredito que a procrastinação vai muito além de uma escolha aleatória que fazemos motivados pelo cansaço. Penso que ela faz parte da luta espiritual que travamos diariamente mesmo sem perceber. A Palavra de Deus nos ensina, em eclesiástico 3, que “não há nada melhor para o homem do que viver bem cada coisa em seu devido tempo”, ou seja, viver a disciplina. Por outro lado, o inimigo de Deus, sugere sutilmente deixar para depois as inspirações que temos, como mudanças de vida por exemplo. Embora não seja reconhecido pela Igreja por falta de dados históricos, popularmente falando, Santo Expedito, é um modelo de quem viveu esta luta espiritual e venceu a procrastinação por uma atitude de .

Segundo a tradição, ele era um militar romano, comandante da legião encarregada de proteger o império das invasões dos bárbaros orientais. Expedito era cristão, como a maior parte dos seus subordinados, porém antes de se tornar cristão, ele teria relutado e adiado a conversão com muitas desculpas. O demônio o tentava para que resistisse, e, em forma de corvo, o inspirava a repetir “Cras! Cras!” que em latim significa “amanhã”.

Até que, certo dia, Expedito, tocado pela graça de Deus, teria pisado decididamente a cabeça do corvo e retrucado com “Hodie!”, que quer dizer “hoje”, assumindo, assim, a disposição de se converter, imediatamente, e viver a fé com radicalidade, chegando inclusive ao ato heroico do martírio. Verdade ou não, o certo é que quem quer, realmente, dar a vitória às inspirações divinas, não pode deixar para amanhã, é no “hodie” que Deus se manifesta. Diante disso, deixo cinco dicas para combater a procrastinação e ter uma vida harmoniosa:

1- Priorize o que vale a pena

Certamente, você já ouviu dizer que a vida é feita de escolhas, e é isso mesmo! O que escolhemos plantar, mais cedo ou mais tarde, é exatamente o que iremos colher. Então, que tal plantar atitudes para colher resultados? Se seu objetivo é estudar para a prova, por exemplo, remover as distrações deve ser sua atitude. Se a internet é o problema, desligar seu wi-fi é a solução. Estabeleça uma prazo para finalizar determinada tarefa e priorize ir em frente até conclui-la antes de começar outra. Atitudes assim farão de você um vencedor.

2- Não faça pequenas concessões

Geralmente, as primeiras decisões que tomamos no dia influenciam todas as outras que iremos tomar, portanto, quando o despertador tocar, levante-se. Não caia na tentação de tirar uma soneca, pois ela não vai acabar com seu sono, e, por outro lado, vai lhe atrasar, provocando um “efeito cascata” no decorrer do seu dia.

3- Dê passos concretos

Uma excelente ideia que não é colocada em prática não passa de uma ideia. É por isso que mais importante do que elaborar uma lista de tarefas é fazer alguma coisa concreta. Vamos supor que você deseje correr uma maratona e tenha tudo planejado, porém, se não tiver a coragem de dar o primeiro passo, a maratona nunca sairá do papel.

4- Comece com o que tem

Não espere estar tudo pronto para começar a agir, porque isso dificilmente vai acontecer. Lembre-se de que você pode ir melhorando conforme avança no projeto. Então, diminua seu grau de autoexigência e comece fazendo o que é possível agora, no momento seguinte faça o mesmo; e assim, dando um passo após outro, siga em frente sem parar.

Leia mais:
::Caminhos para a felicidade baseados nas bem-aventuranças
::O que fazer com os sonhos que não deram certo?
::Como identificar se sou uma pessoa narcisista?
::Estimule sua confiança e a fé na luta contra a ansiedade

5- Tenha metas claras e lute por elas

Ter clareza do que realmente queremos é fundamental para quem deseja vencer a procrastinação. Existe um provérbio popular que diz: “Para um barqueiro que não sabe onde vai nenhum vento é favorável”. Portanto, tente  definir o que você quer como prioridade e canalize seus esforços para isso. Não fique “atirando para todos os lados”, isso só irá lhe cansar e não o levará a lugar nenhum.

Em todo caso, tenha paciência com você mesmo e nunca pare de lutar. Lembre-se de que você não está sozinho, de alguma forma todos nós somos procrastinadores, uns mais outros menos, mas estamos no mesmo barco e devemos remar juntos para vencer. Acredito que a disciplina unida à graça de Deus é o caminho para a vitória contra a procrastinação e contra muitos outros males, pois quem vive a fé de forma ordenada, sabe priorizar o que é bom a cada tempo e não se dá por vencido após a queda.

Porém, se o problema é a falta de disciplina, recorramos a Deus pedindo essa maravilhosa graça agora mesmo, pois é no momento presente que Ele se revela e quer nos livrar de todo mal, inclusive a procrastinação, concedendo-nos uma vida harmoniosa, plena e feliz, porque é exatamente isso que Ele sonhou para nós!


Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às sextas-feiras, está à frente do programa “Florescer”, que apresenta às 18h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000 do portal cancaonova.com. Também é autora do livro “Por onde andam seus sonhos? Descubra e volte a sonhar” pela Editora Canção Nova.

 

 

comentários