Produtividade

Como não procrastinar nas tarefas do dia a dia?

Temos a tendência de achar que os procrastinadores são pessoas desorganizadas, desleixadas, sem compromisso, mas isso é um equívoco. Todos nós, sem exceção, já conjugamos, na prática, o verbo “procrastinar” (deixar para fazer depois, postergar, adiar…). Uns mais, outros menos. Contudo, todos nós caímos, por diversas vezes, na procrastinação.

Nos tempos atuais, é muito fácil procrastinar, pois diversas são as coisas que nos tiram a atenção durante o dia: TV, internet, aplicativos de celular, grupos de conversas, joguinhos etc.

Como não procrastinar nas tarefas do dia a dia?

Foto Ilustrativa: by Getty Images / Motortion

Eu, por exemplo, gosto de planejar minha semana e meu dia a dia; porém, policio-me bastante para conseguir executar o planejamento e não ficar só na teoria e nas ideias.

Para não procrastinar é preciso organizar-se

Um dia desses, cheguei no escritório e precisava finalizar um trabalho para entregar até as 12h. Minha mesa estava meio bagunçada (bom, não dá pra trabalhar com ambiente desorganizado. Resolvi arrumá-la).

Enquanto ligava o computador, fui à cozinha pegar pano e álcool. Aproveitei e já passei um café. Mesa arrumada, café pronto e computador ligado. Lembrei que um dos livros que estava sobre a mesa era de língua inglesa. Guardei-o na mochila com o intuito de estudar naquela noite.

Resolvi ler minha caixa de e-mails. Percebi a necessidade de responder umas mensagens “urgentes”. Após respondidas, por que não aprovar uns pedidos de compra no sistema? Pedidos aprovados, uma pausa para o café e para olhar o aplicativo de mensagens. Quando percebi, já havia perdido quase duas horas do meu dia de trabalho. Preciosos mais de 100 minutos que não voltariam mais. Ou seja, tive que terminar meu trabalho de forma apressada. Algo que poderia ter sido feito com mais qualidade em quatro horas, foi realizado em duas.

Dicas para não procrastinar suas tarefas

Esse foi um exemplo que aconteceu comigo. E você, consegue se imaginar em situações semelhantes? Se sim, seguem algumas dicas para não cair na tentação de postergar:

1. Nunca mais use o modo “soneca” do seu despertador. O alarme tocou, levante-se! Cinco minutos de soneca podem virar desastrosas horas de sono e “correrias” a mais;

2. Tenha foco e remova as distrações. Tente perceber o que “rouba” seu tempo. Se é uma rede social ou jogo, defina um horário específico do dia para olhar ou jogar;

Leia mais:
.: De onde vem o desânimo?
.: Como combater o desânimo no ambiente de trabalho?
.: Como se livrar da procrastinação e organizar-se?
.: Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje

3. Não seja perfeccionista. O trabalho “bem feito” é o trabalho “feito”. Se sobrar tempo, implante melhorias. Com o tempo e prática, obterás eficiência e produtividade.

4. Faça uma coisa de cada vez. Múltiplas tarefas tiram o foco. Principalmente, para nós homens. As mulheres possuem essa habilidade a mais. Contudo, até para elas, as múltiplas tarefas podem ocasionar o efeito oposto para certos tipos de trabalho.

5. Defina e intercale momentos: foco total no que se está fazendo, com períodos de descanso (exemplo: alternar ciclos de 45 minutos de trabalho e 15 minutos de pausa).

São simples dicas que, se colocadas em prática, otimizarão seu tempo. Perceberás que é muito gratificante chegar ao fim do dia com “sua missão cumprida” e que, sem procrastinar, sobrará mais tempo para o lazer, para a oração, para descansar.


Hugo Moura

Hugo Yamashita de Moura, natural de São Paulo (SP), é missionário na Comunidade Canção Nova desde 2014.

Engenheiro de Produção e Sistemas (Universidade Estadual de Santa Catarina) e MBA em Gestão de Projetos (FGV-SP), Moura, atualmente, é Gerente de Compras da Associação Internacional Privada de Fiéis (AIPF-CN) e professor de Judô na Cia. de Artes (FJPII-CN).

comentários