Arrependimento

Deus pode me perdoar se eu me masturbar?

Devemos nos reconhecer como seres sexuados, e isso implica ter necessidades biológicas muito importantes e saber que aprender a se controlar é um processo que começa desde cedo. Algumas vezes, a tentação da masturbação é muito grande, pode-se cair nela ou, com força heroica, com fé e oração, resistir. Alguns não poderão se abster por causa dos maus costumes adquiridos desde a infância, mas atenção!, pois isso não significa que este mau hábito nos condene e não possamos ser perdoados por Deus. Sua misericórdia é infinita e Ele vê os corações, negar Sua misericórdia seria atentar contra o Espírito Santo, o que seria o pecado mais grave que existe.

Deus pode me perdoar se eu me masturbar?

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

O Catecismo da Igreja Católica diz: “Por masturbação deve-se entender a excitação voluntária dos órgãos genitais com a finalidade de obter um prazer venéreo. Tanto o Magistério da Igreja, de acordo com uma tradição constante, como o sentido moral dos fiéis, têm afirmado, sem nenhuma dúvida, que a masturbação é um ato intrínseca e gravemente desordenado. O uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais normais contradiz sua finalidade, seja qual for o motivo determinante. Assim, o gozo sexual é procurado aqui à margem da relação sexual exigida pela ordem moral; aquela relação que realiza o sentido íntegro da mútua entrega e da procriação humana no contexto de um amor verdadeiro (CDF, decl. Pessoa humana 9).

A misericórdia de Deus age para nos perdoar do pecado, mas devemos ter consciência dos nossos atos

Para emitir um julgamento justo sobre a responsabilidade moral dos sujeitos e para orientar a ação pastoral, é preciso levar em conta a imaturidade afetiva, a força dos costumes adquiridos, o estado de angústia ou outros fatores psíquicos ou sociais que reduzem, e até mesmo anulam, a culpabilidade moral” (nº 2352).

Leia mais:
.: Como conviver com os defeitos do outro no casamento?
.: Por que sexo antes do casamento é pecado?
.: Como viver a castidade no tempo de noivado e casamento?
.: A adaptação sexual no início do casamento

É importante tomar em consideração tudo isso, existem fatores que fazem com que a gravidade diminua ou desapareça, mas não devemos ficar nisso. Sabe-se que existe um hábito adquirido, e é preciso pedir ajuda profissional para superá-lo, mas isso não significa que estejamos tão afastados de Deus que Ele não nos possa perdoar. É preciso ter cuidado com o ato de duvidar da misericórdia divina e de negar Sua compreensão e perdão, este seria um pecado muito grave, pois Sua misericórdia é infinita. Devemos utilizar todos os meios ao nosso alcance para superar essas deficiências que nos podem levar a uma dependência do prazer por meio da masturbação.

Artigo extraído da Associacion de Laicos por la Madurez Afectiva e Sexualidad
Todos os direitos reservados