Hoje em dia, essa dúvida tem sido muito comum e tem gerado até mesmo confusão. Assim, em busca do autoconhecimento, não se sabe onde termina uma coisa e começa outra. Então, vamos lá! Comecemos distinguindo o que cada um trabalha na estrutura humana. Tanto o psicólogo quanto o diretor espiritual abordarão o ser humano, o que difere é a dimensão. Um irá se atentar à dimensão psicológica, e outro a dimensão espiritual. No entanto, é preciso ter a clareza de que tudo isso está dentro de um único indivíduo, e pode acontecer de um adentrar sutilmente a dimensão do outro, pois não se trata de uma demarcação territorial, mas de áreas que conversam entre si e formam o ser.
O papel do diretor espiritual e do psicólogo
O diretor espiritual irá conduzir o indivíduo ao céu, e o psicólogo a uma vida mental saudável. E, claro, uma vida mental saudável ajuda a trilhar esse caminho de céu. A direção espiritual é um caminho a ser feito que vai alicerçando as virtudes, os valores e um caminho de santidade. Já o psicólogo irá tratar os sofrimentos psicológicos, assim como os seus traumas e doenças psíquicas. Podemos dizer que o diretor espiritual será o auxílio para alcançar a meta, e o psicólogo será aquele que irá ajudar o ser humano a seguir neste caminho até a reta final.
O “possuir-se” – termo utilizado por Santa Teresa D’Ávila – é uma grande chave para as duas dimensões. Afinal, precisamos nos conhecer para nos utilizarmos de toda a potencialidade que existe em nós, sejam elas positivas ou negativas, tendo nossos limites trabalhando a nosso favor e não nos dando rasteiras o tempo todo. Quando conhecemos, reconhecemos e assumimos nossos limites, conseguimos trilhar um caminho de crescimento e amadurecimento.
Leia mais:
.:Não seja desleixado com sua vida espiritual
.:Por que devemos procurar um psicólogo?
.:O que determina a personalidade de uma pessoa?
.:Bate-papo com a psicóloga sobre o comportamento humano
Sendo assim, um psicólogo irá tratar sobre a mente, e o diretor espiritual sobre o espírito. Cabe então saber escolher bem o psicólogo e o diretor espiritual, pois seja um ou outro, é fundamental encontrar uma pessoa que esteja a sua frente, ou seja, que já tenha passado pelo caminho que você está hoje, e por isso pode ajudar. Ter um diretor espiritual e um psicólogo de personalidade forte será o segredo para o seu desenvolvimento. Pois de nada adianta conhecimento e técnica se a pessoa que o possui for tão imatura, que não saiba olhar para o ser humano que está a sua frente e enxergar apenas doenças, técnicas e tantas outras coisas… Trilhe esse caminho de vida com o auxílio psicológico e espiritual, mas saiba fazer as suas escolhas.