Certa vez, ouvi esta expressão: “Não vejo a hora de entrar de férias, mas férias das pessoas.” Meu Deus, que correria estamos no mundo nestes tempos de hoje? São tantas coisas, tantos compromissos, tantos horários a serem cumpridos, tantas tarefas para completar, tantas pessoas que não podemos desapontar… É isso! Este é o motivo de querermos tirar férias das pessoas.
O que ouvi, eu entendi mais ou menos assim: “Há um cansaço em mim por ter que agradar a todos, fazer certo isso, não errar naquilo, estar sempre de acordo com este ambiente ou com aquelas pessoas a quem devo a satisfação de alguma coisa.” São muitas exigências, que parecem nos sufocar. Temos que ser nós mesmos, mas são tantos compromissos diferentes, que exigem posturas diferentes, e eles acabam forçando cada um de nós, nos dias de hoje, a ser aquilo que o ambiente ou a atividade exige.
Na verdade, penso que essa expressão de desabafo que ouvi queria, no fundo, no fundo, dizer: “Estou com saudades de mim, saudade de quem eu sou, quando não tenho que cumprir nenhuma tarefa”.
Que saudade dura essa! Precisamos de um lugar para sermos nós mesmos. Precisamos da nossa casa, das pessoas de nossa confiança, dos pais, do esposo ou da esposa, dos filhos. Precisamos do aconchego de um “lugar” onde podemos matar a saudade de nós mesmos. Onde reconstruímos quem somos e reencontramo-nos com o melhor de mim, que Deus mesmo criou. Todos nós queremos este “lugar”.
E você? Quer tirar férias das pessoas?
Pois bem, encontre um lugar onde você se reencontre, onde você desabafa, onde você sai para a essência do mais belo que há em você.
Leia mais:
::Quanto custa a sua paz interior?
::A presença dos transtornos no casamento
::Você sabe como defender seu filho de um abusador?
::Síndrome do pensamento acelerado, o que é?
Se não houver ninguém disponível, no momento, para você se aconchegar, vá para uma capela ou se tranque no quarto diante de uma imagem de Jesus e Maria, rasgue ali seu coração. Vai experimentar, com certeza, o aconchego de quem o vê e ama, quem limpa as feridas da batalha, quem recarrega suas forças, acolhe suas lágrimas e seu riso. Quem nunca tira férias de você!
Desafio da semana: Converse muito com Jesus! Desabafe com Ele no banho, na oração, no caminho de carro para o trabalho. Encontre este aconchego! Deus ama você, e Ele não está de férias!
Um versículo para meditar: “Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40,29-31)
Deus nos abençoe!