Inserido neste combate, o homem deve lutar sempre para aderir ao bem
O Catecismo da Igreja Católica, do número 407 ao número 409, vai nos ensinar a respeito desse duro combate que todos nós experimentamos em nossa vida, trazendo um olhar de discernimento lúcido sobre a situação do homem e de sua ação no mundo.
O Catecismo afirma que “pelo pecado dos primeiros pais, o diabo adquiriu certa dominação sobre o homem, embora este último permaneça livre”. E também ensina que “ignorar que o homem tem uma natureza lesada, inclinada ao mal, dá lugar a graves erros no campo da educação, da política, da ação social e dos costumes”.
As consequências do pecado original e de todos os pecados pessoais dos homens conferem ao mundo em seu conjunto uma condição pecadora, que pode ser designada com a expressão de São João: “O pecado do mundo” (Jo 1,29). Essa situação dramática do mundo, que “inteiro está sob o poder do maligno” (I Jo 5,19), faz da vida do homem um combate.
Leia mais:
.: Luz da Fé: Que faço para não alimentar meu pecado?
.: Luz da Fé: Desobediência, o primeiro pecado do homem
.: Luz da Fé: Cuidado com essa voz!
No que consiste esse combate?
O número 37 da Constituição Pastoral “Gaudium et Spes” traz a seguinte resposta:
Uma luta árdua contra o poder das trevas perpassa a história universal da humanidade. Iniciada desde a origem do mundo, vai durar até o último dia, segundo as palavras do Senhor. Inserido nesta batalha, o homem deve lutar sempre para aderir ao bem; não consegue alcançar a unidade interior senão com grandes labutas e o auxílio da graça de Deus.
Assista ao vídeo deste programa e reflita mais sobre o assunto:
Trata-se, portanto, de uma luta diária que eu e você enfrentamos para aderirmos ao bem, para sermos cada vez mais de Deus. Esse é o nosso combate.
Que assumamos o firme propósito de sempre praticarmos o bem, e que não desistamos de amar e sermos pessoas melhores em favor dos nossos irmãos.
Um forte abraço!