Ninguém é mais importante, diante de Deus, na Sua Igreja, porque todos são membros da Sua família reunida em Jesus. São Paulo disse aos coríntios:
“Deus dispôs o Corpo de tal modo, que deu maior honra aos membros que não a tem, para que não haja dissensões no corpo e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros” (1 Cor 12, 24-25).
Deus nos ensina a viver o amor e a caridade mútua quando faz com que cada um de nós precise do outro na construção da Sua Igreja
Deus nos ensina a viver o amor e a caridade mútua quando faz com que cada um de nós precise do outro na construção da Sua família, isto é, do Seu Reino. É para eliminar em cada membro a autossuficiência arrogante e a presunção soberba, que Deus nos fez necessitados uns dos outros. E não pode haver dissensões, rivalidades e ciúmes entre os membros, pois, como disse São Paulo, foi “Deus que dispôs no corpo cada um dos membros como lhe aprouve” (v. 18).
Então, cada um de nós, batizado, deve se orgulhar de ter sido achado digno de pertencer a um Corpo tão sagrado, e deve aceitar-se no seu lugar nesse Corpo, como um membro fiel, dócil à Cabeça, prestativo aos outros, para que o Corpo cresça. “Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; e se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam com ele” (v. 26).
A beleza está na diferença
A beleza da Igreja está na diversidade dos seus membros, cada qual com uma função própria, cooperando com a Cabeça para o bem comum. “Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?” (19). “Há, pois, muitos membros, mas um só Corpo” (v. 20).
Leia mais:
::O que a Igreja Católica afirma sobre o inferno?
::Por que devemos usar a água benta?
::Cultivemos os vínculos e laços a partir do amor
::A Igreja, um desígnio eterno do Pai
Os carismas que o Espírito Santo dá aos membros de Cristo – e nenhum membro deixa de receber – é para o bem de todos: “A cada um é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum” (17)… “e o mesmo Espírito distribui todos esses dons, repartindo a cada um como lhe apraz” (11).
Por fim, resumindo todo o seu ensinamento, São Paulo conclui:
“Vos sois o Corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros”(27). “Todos vós, com efeito, que fostes batizados em Cristo, vos vestistes de Cristo … todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gal 3,27-28). “Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo?” (1Cor 6,15).