Tenha esperança

A arte de perseverar é a certeza do paraíso

Perseverar é o melhor caminho, mesmo diante dos obstáculos que enfrentamos na vida

Perseverar é a certeza do paraíso, onde existe uma vida plena e feliz, é o que me faz caminhar sem parar diante das pedras que naturalmente encontro no caminho por onde passo. Gosto das palavras do apóstolo Paulo quando escreve aos Hebreus dizendo: “Irmãos, perseveremos na fé para nossa Salvação”, porque acredito que a salvação tem tudo a ver com a perseverança, que, por sua vez, também está ligada à fé e à esperança. Aliás, creio que a esperança é o remédio que pode curar as dores da humanidade, é ela que nos faz dar mais um passo, mesmo quando todos param, e recomeçar a cada amanhecer como se fosse a primeira vez, mesmo depois de uma noite de cansaço.

Conheço uma história que ilustra bem o que digo: conta-se que Cristóvão Colombo, o descobridor das Américas, navegava já há várias semanas, durante a longa travessia marítima, e a terra custava a aparecer. Até que, em um fim de tarde de dúvidas e desalentos, os marujos timidamente lançaram a ele a pergunta: “Chefe, já navegamos há vários dias e até agora nenhuma terra à vista”.

O que faremos quando todas as esperanças tiverem morrido? Diz a história que Colombo olhou fixamente nos olhos dos marujos e respondeu com convicção: “Ao raiar do dia, quando formos atingidos pelos primeiros raios do sol, a esperança também renascerá e vocês mesmos dirão: ‘continuemos navegando, navegando, navegando’…” E como sabemos, Colombo, com seus marujos, acabou descobrindo as Américas, certamente movidos pela esperança que foi restaurada a cada amanhecer.

Leia mais:
.: 10 motivos para não perder a esperança
.: Alimentar a esperança é dinamizar a vida
.: Perseverança até quando?
.: Perseverança, a medida certa

Plante esperança e sonhos

Quando falamos de sonhos, é indispensável considerarmos que a esperança é o combustível que nos impulsiona a chegarmos às realizações. Na verdade, assim como os “marujos de Colombo”, muitas vezes também nos sentimos cansados, cheios de dúvidas e pensamos em desistir, mas a esperança é essa força que nos faz continuar navegando quando a correnteza parece contrária às nossas expectativas. É preciso, mais do que nunca, atravessar a “casca” dos acontecimentos cotidianos e lançarmos um olhar confiante para Aquele que está acima de tudo, certos de que nada acontece ou deixa de acontecer por um acaso em nossa vida, e que em todas as situações podemos contar com sua ajuda.

Não sei como você se encontra hoje, mas peço a Deus que plante em seu coração uma semente de esperança ou regue a que já existe, porque sei que Deus nos fez homens e mulheres de esperança, e precisamos retomar a nossa essência para ver concretizados os seus sonhos em nossa vida. Perseverar é isso, é ter esperança, mesmo contra toda expectativa. É deixar-se encantar com as coisas simples da vida, sem jamais deixar de sonhar. É sorrir como criança, descontrair-se sem medo de ser julgado, ouvir histórias sem olhar para o relógio, é dar e receber amor sem medida. Por que quem persevera já descobriu que o mais importante não é fazer muitas coisas, mas ser canal do amor e agir com amor, mesmo que seja no anonimato.

Desejo que você nunca esqueça que Deus é sempre fiel e está disposto a ajudá-lo, e Ele espera de você também fidelidade e perseverança, para que seu projeto de amor e felicidade se cumpra plenamente em sua vida.

por_onde_andam_seus_sonhos


Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às terças-feiras, está à frente do programa “De mãos unidas”, que apresenta às 21h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000. Recentemente, a missionária lançou o livro “Por onde andam seus sonhos? Descubra e volte a sonhar” pela Editora Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.