Vinde, Espírito de Sabedoria! Instrui o meu coração, para que eu saiba estimar e amar os bens celestes e antepô-lo a todos os bens da Terra. (Glória ao Pai…)
Por este dom, somos capacitados a conhecer Deus na intimidade e também conhecer a Sua vontade. O dom de Sabedoria nos faz perceber a mão de Deus em nossa vida, guiando os nossos passos.
Assista ao vídeo:
O dom da Sabedoria é uma espécie de sintonia com o amor de Deus
Segundo São João Paulo II, por este dom a nossa alma ganha familiaridade cordial com as realidades divinas e chega a ter delas um conhecimento amoroso, saboroso, delicioso e feliz. (Angelus/Regina Coeli, 1989).
Santo Tomás nos recorda de “um certo gosto de Deus” (Summa Theol. II-II, q.45, a. 2, ad. 1), de modo que o verdadeiro sábio não é simplesmente aquele que conhece as coisas de Deus, mas aquele que as experimenta e vive.
Lembre-se de que, no dia da Transfiguração, São Pedro, extasiado ao ver Jesus radiante de luz no alto do monte Tabor, queria ficar lá para sempre: Como é bom ficarmos aqui! Vamos fazer três tendas e acampar. São Pedro toca nessa sabedoria sobre as coisas de Deus.
Leia mais:
.:1º episódio: Quem é a Pessoa do Espírito Santo?
.:Quando oramos, o Espírito Santo nos é derramado
.:Existe sabedoria no silêncio?
.:A virtude da Sabedoria Divina de Nossa Senhora
O dom da sabedoria tem como referência as realidades celestes, as realidades da Transfiguração, mas nos leva a vivenciar com a sabedoria de Deus as coisas deste mundo.