▶️ ASSISTA

O que é o dom da Inteligência?

“Vinde, Espírito de Inteligência! Iluminai a minha mente, para que entenda e abrace todos os mistérios e mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho” (Glória ao Pai…).

Assista ao vídeo:

Por este dom somos capacitados a ver as pessoas e o mundo com os olhos de Deus, para além dos condicionamentos humanos. Por este dom recebemos a capacidade de ver o potencial de bem em cada pessoa. À semelhança do que vivia Jesus quando se aproximava dos que mais precisavam de um olhar de misericórdia, o dom do Espírito não nos afasta das pessoas, pelo contrário. Por esse dom somos levados a querer penetrar os mistérios de Deus e o seu conhecimento.

Mediante o dom de Entendimento, o Espírito Santo faz com que a nossa inteligência entenda de maneira lúcida, sem deturpações nem erros, o significado autêntico das verdades reveladas por Deus, transmitidas pela Tradição, pelas Sagradas Escrituras e também pelo Magistério da Igreja.

Leia mais:
::1º episódio: Quem é a Pessoa do Espírito Santo?
::O que é o dom da Sabedoria?
::Orações
::O que a Igreja fala sobre alienígenas?

A importância do dom da inteligência

Sem esse dom do Espírito Santo, poderíamos saber de cor o teor literal dessas verdades, recitar o Creio em Deus Pai e repetir pontos da Bíblia ou do Catecismo sem nenhuma falha, porém, mesmo assim, ficaríamos sem penetrar nessas doutrinas.

Os discípulos de Emaús que, mesmo andando com Jesus – depois da Ressurreição − e conversando com Ele no caminho, tinham os olhos como que vendados e não O reconheceram. Só depois de entrar em casa e sentar-se à mesa com Ele, no preciso momento em que nosso Senhor repetiu ali o gesto da fração do pão, é que os olhos deles foram abertos e O reconheceram (Lc 24, 16 ss.). Instantes antes, não captavam nada e até se enganavam a si mesmos, amargando a morte de Cristo. Agora, acreditam que vive e entendem tudo. O Espírito Santo concedeu-lhes esse dom.

banner the church


Padre Edison de Oliveira

Padre Edison de Oliveira é membro da Comunidade Canção Nova, formado em Filosofia e Teologia, ordenado em 28 de agosto de 2016 na Diocese de Lorena-SP.

comentários