Cristo Rei do Universo

Cristo Rei do Universo, Jesus aceitou toda humilhação e destruiu o pecado

A Igreja, depois de ter celebrado, ao longo do Ano Litúrgico, os mistérios da vida de Cristo, pelas quais se realiza o mistério da salvação, no último domingo do Ano Litúrgico celebra o triunfo final de Cristo, quando vier como Rei glorioso para recolher os frutos da Redenção.

A Solenidade de Cristo Rei do Universo foi instituída por Pio XI, em 1925, no último domingo do Ano Litúrgico, para nos lembrar que não importa o que os poderes da Terra nos pedem para fazer, Cristo é o verdadeiro Rei que deve reinar em nossos corações.

A Solenidade foi uma resposta ao crescimento da secularização, do ateísmo e do comunismo que crescia e se espalhava na Rússia e outras nações. O Papa Pio XI escreveu sobre esta solenidade: “Se todo o poder foi dado ao Senhor Jesus, no céu e na terra; se os homens, resgatados pelo seu Sangue Preciosíssimo, se tornam, com novo título, súditos de seu império; se, finalmente, este poder abraça a natureza humana em seu conjunto, é claro que nenhuma de nossas faculdades pode subtrair-se a essa realeza.

Créditos: thanasus by Getty Images

É mister, pois, que reine em nossas inteligências: com plena submissão, com adesão firme e constante, devemos crer as verdades reveladas e os ensinos de Cristo. É mister que reine em nossas vontades: devemos observar as leis e os mandamentos de Deus. É mister que reine em nossos corações: devemos mortificar nossos afetos naturais, e amar a Deus sobre todas as coisas”. (Quas Primas, 34).
Na Polônia, existe a maior estátua de Cristo Rei do Universo no mundo, com 33 metros de altura (um metro para cada ano da vida de Jesus).

Cristo, o escolhido de Deus

Hoje, mais ainda, é preciso celebrar com fé e júbilo esta festa, pois os poderes anticristo crescem cada vem mais. São Lucas narra que, na crucificação de Jesus, os príncipes dos sacerdotes escarneciam de Jesus na Cruz: “Salvou os outros, salve-Se a Si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus!”. Também o insultavam os soldados que, aproximando-se d’Ele e oferecendo-lhe vinagre, diziam: “Se és o Rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo!”. Estava também por cima de sua cabeça uma inscrição: “Este é o Rei dos judeus”. E também um dos ladrões crucificados ao lado dele dizia: “Se és o Cristo, salva-Te a Ti mesmo e a nós”. Mas o bom ladrão dizia: “Senhor, lembra-Te de mim quando entrares no teu Reino!”. Jesus disse-lhe: “Em verdade te digo: Hoje, estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,35-43).

Leia mais:
Por que usamos diferentes cores na liturgia 
O Ano Litúrgico A
Liturgia, a alma da Igreja
Ano litúrgico: você sabe qual é a diferença dos ciclos litúrgicos?

Primogênito de toda a criação

Jesus aceitou toda esta humilhação para destruir o pecado de Adão e Eva e nos salvar. Mas a segunda leitura da Missa do dia de Cristo Rei apresenta Jesus Cristo como “a imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda a criação (…), porque foi do agrado do Pai que residisse n’Ele toda a plenitude” (Col 1,15 e 19). Aqui sobressai o seu poder soberano sobre o pecado, a morte e o inferno. “Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos ressuscitarão” (1 Cor 15,22).

No fim dos tempos, quando os mortos ressuscitarem, Cristo poderá entregar ao Pai o Reino por Ele conquistado. Assim, toda a criação que o Pai submeteu ao Filho, para que a libertasse do poder do pecado e da morte, será submetida e devolvida ao Pai, e assim, “Deus será tudo em todos” (1Cor 15,28).
O reinado de Cristo na Terra é diferente do Seu reinado no Céu, seu reino é de glória: “Foi-me dado todo o poder no Céu e na terra” (Mt 28, 18).

O Reino que desejamos esta aqui

Jesus sempre se esquivou de se apresentar como Rei diante do povo, mas quando Pilatos lhe perguntou: “Tu és Rei?”, Jesus respondeu: “É como tu dizes, Eu sou Rei”, mas “O meu Reino não é deste mundo” (Jo 18,36). Jesus só vai nos mostrar todo o Seu poder e glória por ocasião do Juízo Final, quando vier com seus anjos para fim na história e julgar a todos.

Jesus já reina neste mundo, mas não pelas armas e pelo dinheiro como os reis terrenos. Jesus é Rei reinando em nossos corações. Ele é o unigênito Filho de Deus e foi constituído herdeiro universal, recebendo o poder sobre toda a criação. Ele veio ao mundo para estabelecer o Reino do Pai, não com a força de um conquistador, mas com a bondade e mansidão do bom Pastor que defende e dá a vida às ovelhas. O livro do Apocalipse mostra a realeza de Cristo: “Eu Sou o alfa e o ômega, Aquele que era e que há de vir, o Senhor do Universo” (Ap 1,8).

Como Rei e Senhor, Jesus não escolheu outro caminho para nos libertar dos pecados, senão lavar-nos com Seu próprio Sangue. Assim, ele fez de nós “um Reino de sacerdotes para o Seu Deus e seu Pai”.

Diante de Cristo, Rei do Universo, que nos criou e resgatou por amor, com o preço de Sua vida, precisamos dar a nossa resposta de amor, oferecendo-lhe o nosso coração para que Ele nele viva e comande a nossa vida. Jesus disse a seus Apóstolos na Santa Ceia: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14,15).

Amar este nosso único Rei, é fazer a Sua vontade, viver segundo Seus mandamentos e trabalhar pela implantação do Seu Reino entre nós.


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br e Twitter: @pfelipeaquino