leia

Somos chamados a participar dos Sagrados Mistérios

Desde o início da Missa, os fiéis são convidados a participarem dos ‘sagrados mistérios’ e, para se tornarem menos indignos, são exortados a reconhecer as próprias culpas. Conclui o sacerdote: ‘Deus, onipotente e misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna’. Eis a preparação mais adequada para a celebração Eucarística prestes a se iniciar e também seu dom antecipado ‘porque, todas as vezes que celebramos esse sacrifício, cumpre-se a obra de nossa redenção’.

Foto Ilustrativa: Arquivo CN/cancaonova.com

Sagrados Mistérios

À proclamação da Palavra de Deus, nas leituras da Missa e na viva voz do sacerdote, segue-se a oferta dos dons e a apresentação da matéria para o sacrifício: preciosos momentos de recolhimento mui propícios para associarem-se intimamente aos fiéis e à ação sagrada, na qual chamados a exercer seu sacerdócio santo: ‘Para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo’.

Em todas as missas são aplicadas aos fiéis os frutos da Oblação de Cristo: a remissão dos pecados e o dom da vida eterna iniciada já neste mundo com a vida da graça. Acima de tudo, porém, o sacrifício eucarístico ‘ação de graças’, pelo que se apressa o celebrante entoar o festivo hino de louvor e agradecimento, prosseguido por todos os fiéis. Significa louvar os admiráveis dons com os quais nos cumula o Altíssimo.

Leia mais:
.: Você sabe o que é a Santa Missa e qual sua importância?
.: A Santa Missa – Formação
.: Qual é o real valor e dignidade da celebração da Santa Missa?
.: Você sabe quais são as partes da Missa e seus elementos?

Trata-se de acompanhar a oferta do pão e do vinho com a da própria vida, das próprias obras, orações, sofrimentos, cansaços, sacrifícios, propósitos, para que os assuma Cristo, em sua Oblação, e os ofereça ao Pai, ‘como holocausto vivo, santo, agradável’.

Eduardo Rocha Quintella

banner_espiritualidade