Reflita

Como preparar-se para a Eucaristia?

Por muito tempo, eu só fui para a missa como preceito, depois, aos poucos, fui entendendo a importância da Eucaristia e passei a participar desse sacramento todos os dias. E, depois de entrar para Canção Nova, passou a ser minha “obrigação” ir à missa todos os dias, vou explicar, faz parte da nossa regra de vida a participação na Santa Missa diária, assim como a adoração diária, o terço, o estudo da Palavra e a confissão pelo menos 1 vez ao mês, essas são as nossas práticas de piedade. Sim, são obrigatórias para nós, membros da Comunidade Canção Nova, contudo, não devem jamais serem vividas somente pela obrigatoriedade, e sim pelo amor.

Ainda assim, tendo essa consciência, não faz muito tempo que percebi que estava vivendo e participando da Santa Missa sem me preparar, infelizmente, me habituei a ir, mas não me habituei a me preparar para vivê-la da melhor maneira possível, apesar de ter essa intenção.

Como preparar-se para a Eucaristia

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Você sabe, de boas intenções “o inferno tá lotado”, diz o ditado popular. Só a intenção de participar bem da Santa Missa não garante o resultado.

Em outras palavras, só a intenção de ir bem na prova não me aprova, certo? Pois é! É por aí!

Eucaristia

Assim como para a prova, é ainda mais necessário preparar-me para a Santa Missa. Beleza, essa parte tenho certeza de que você já entendeu! Então, como preparar-me para a Eucaristia? Como já disse no início, antes de tudo, precisamos entender o grande Mistério em que estamos inseridos, precisamos compreender que a Eucaristia é o Sacramento do amor, Jesus se dá a nós por amor, quis ficar conosco porque nos ama. Ele atualiza em cada Santa Missa o seu sacrifício de amor, a Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Na Eucaristia, Ele nos diz, em outras palavras: “Eu faria/faço hoje de novo porque te amo, para que saibas que é amado”.

“Ele fica misteriosamente no meio de nós, como Aquele que nos amou e Se entregou por nós (212), e permanece sob os sinais que exprimem e comunicam este amor”, (Catecismo 1380).

O Catecismo, no número 1324, vai dizer: “A Eucaristia é ‘fonte e cume de toda a vida cristã’ (146). ‘Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa” (147).

E segue dizendo, no número 1326: “Enfim, pela celebração eucarística, unimo-nos desde já à Liturgia do céu e antecipamos a vida eterna quando ‘Deus for tudo em todos'” (1 Cor 15, 18 ). Ou seja, compreender que o Mistério do qual fazemos parte é muito maior do que nós, maior até que nossa capacidade de compreendê-lo, é o pontapé inicial para uma boa preparação.

Preparação para a Santa Missa

Além de uma compreensão teórica e principalmente de experiência pessoal — em que nos colocamos como crianças diante de uma Mistério que não somos capazes de compreender, mas que gera em nós tal fascinação, que nos obriga a mergulhar diariamente como quem treina, a fim de ir cada dia um pouco mais profundo, apesar de saber que sempre teremos que voltar à tona, pois não somos capazes de permanecer, aqui, nesta terra, totalmente submersos o tempo todo, então, vamos dia após dia um pouco mais —, alguns elementos externos, podem também, contribuir para que nos preparemos bem para a Eucaristia, como por exemplo: chegar um pouco mais cedo ao local da celebração, silenciar, meditar algum texto Eucarístico ou jaculatória, rezar o terço, vestir-se adequadamente, portar-se bem, ter postura, guardar o jejum Eucarístico, não usar o celular como forma de distração e até mesmo desligá-lo, participar de cada parte da missa com atenção e, claro, estar em estado de graça, e sobre isso também nos orienta o Catecismo no número 1385:

“Para responder a este convite, devemos preparar-nos para este momento tão grande e santo. São Paulo exorta a um exame de consciência: ‘Quem comer o pão ou beber do cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, cada qual a si mesmo e, então, coma desse pão e beba deste cálice; pois quem come e bebe, sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação’ (1Cor 11, 27-29). Aquele que tiver consciência dum pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação, antes de se aproximar da Comunhão.”

Leia mais:
.: Confira seis dicas para participar bem da Santa Missa
.: Santa Missa: ponto alto de nossa fé
.: Qual é o real valor e a dignidade da Santa Missa?
.: Todo pecado confessado na Santa Missa é perdoado? 

Sacramento da Eucaristia

Como já dissemos, a Eucaristia é o Sacramento do amor. E como é que nos preparamos para encontrar a quem amamos e que sabemos que nos ama? Adaptando aqui a fala de Sant Exupery, no clássico O pequeno Príncipe: “Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz”.

Trazendo para esse contexto, se a missa é às quatro, desde as três comecemos a nos preparar, desde às três nos coloquemos em atitude de contemplação, diante do Mistério a que iremos participar.

Claro que tudo isso não é do dia para noite, é preciso empenho, é treino, exercício, até que vire um hábito, e daqui a pouco se torne natural. Então, não desanime, “importa prosseguir decididamente”, diante das tentações que, sem dúvida, aparecerão, além das nossas próprias misérias humanas que tentarão persuadir-nos a desistir.

Eu mesma tenho uma séria dificuldade de atenção, minha estratégia é retomar… Quando percebo que meu pensamento se foi, retomo. Volto à atenção.

Ainda não participo como gostaria, como creio que é justo e digno do amor e sacrifício de nosso Senhor, mas creio e espero que Ele considere meu esforço para amá-Lo sempre um pouquinho mais, em cada Santa Missa. Não nos esqueçamos do que nos ensina são Paulo: “Mas Ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza'” (2 Cor 12,9).

Oração

Que Deus nos ajude a amá-Lo sempre mais para bem recebê-Lo, ainda que saibamos como o centurião que nunca seremos dignos de que Ele entre em nossa casa.

Deixo aqui a oração de Santo Tomas de Aquino para antes da Missa:

“Deus eterno e todo-poderoso, eis que me aproximo do sacramento do vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo. Impuro, venho à fonte da misericórdia; cego, à luz da eterna claridade; pobre e indigente, ao Senhor do céu e da terra. Imploro, pois, a abundância da vossa liberalidade, para que Vos digneis curar a minha fraqueza, lavar as minhas manchas, iluminar a minha cegueira, enriquecer a minha pobreza, vestir a minha nudez. Que eu receba o Pão dos Anjos, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, com o respeito e a humildade, a contrição e a devoção, a pureza e a fé, o propósito e a intenção que convêm à salvação da minha alma.

Dai-me que receba não só o sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, mas também o seu efeito e a sua força. Ó Deus de mansidão, fazei-me acolher com tais disposições o Corpo que o vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo, recebeu da Virgem Maria, que seja incorporado ao seu Corpo Místico e contado entre os seus membros. Ó Pai cheio de amor, fazei que, recebendo agora o vosso Filho sob o véu do sacramento, possa na eternidade contemplá-la face a face. Vós, que viveis e reinais na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”


Carla Picolotto

Carla Picolotto é natural de São José das Missões (RS). Membro da Canção Nova desde 2009, Carla passou pelas missões de Lavrinhas (SP), Cachoeira Paulista (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Queluz (SP). Neste último, ela fez parte da equipe de Formação do discipulado. Atualmente, está na missão de São José dos Campos (SP).