No dia 26 de setembro, a Igreja celebra, no seu calendário, a festa de São Cosme e Damião, que são dois santos da Igreja, dois homens, que não são gêmeos nem irmãos de sangue, mas duas pessoas muito amigas.
Não há uma história muito concreta da vida deles, mas se sabe que são duas pessoas que se preocupavam muito em fazer a medicina gratuita para os pobres, em atender as pessoas pobres. Esses dois homens, no tempo da perseguição de Diocleciano, que é o que conta a história, foram julgados, condenados e martirizados por serem homens cristãos. São dois homens santos. Em nenhuma história da Igreja se fala de festa de Cosme e Damião para criança. Não existe isso. Eles são dois mártires da Igreja que deram o sangue por causa de Jesus, duas pessoas que prefiram morrer testemunhando a fé do que renunciar a vida de cristãos. Eles são maravilhosos e têm uma história maravilhosa de vida.
Mas também, atualmente, acontece no Brasil uma festa de Cosme e Damião, só que não neste sentido que há nosso calendário romano, em que a festa de São Cosme e Damião é celebrada, como citado anteriormente, no dia 26 de setembro.
Santo Cosme e Santo Damião são considerados padroeiros dos farmacêuticos, dos médicos e das faculdades de medicina
Com o passar dos anos, com o sincretismo religioso, criou-se uma festa pagã, pelos espíritas, pelos integrantes da umbanda, pelos kardecistas, pelo candomblé, pelo batuque, de todo esse sincretismo afro, com o nome de Cosme e Damião. Só que essa festa não se trata verdadeiramente dos santos Cosme e Damião, mártires da Igreja. Mas é uma festa pagã, que se fala de uma entidade que tem o nome de ibijis, muitas vezes, conhecidos também como exú-mirins, que, dentro do sincretismo, para seduzir as pessoas, recebem o nome de Cosme e Damião, se falando, inclusive, que eles são duas crianças; gêmeos. E não há nada disso na história. É uma mentira.
Criaram uma fábula em cima desses dois santos da Igreja. E essa fábula tem seduzido muita gente. Posso testemunhar que meu pai era espírita, trabalhava com a umbanda. E meu pai fazia essa festa. Para quê? Para que os doces, as balas, os salgados, tudo o que fosse oferecido fosse consagrado para as entidades espíritas de nome “Cosme e Damião”, que não são os santos da Igreja.
É importante que as pessoas tenham conhecimento disso. O que eles vão oferecer? Guloseimas, pois doce é uma coisa sedutiva. E a criança acaba participando dessa festa com essas guloseimas. No Nordeste, se utiliza até o caruru. Só que, com isso, a criança come coisas consagradas dentro do espiritismo, da umbanda, do candomblé; e esses objetos, essas guloseimas, essas comidas são todas oferecidas às entidades. Em muitos casos, as pessoas ficam lá “incorporadas” e dão passes nas crianças. E, muitas dessas crianças, depois, tornam-se rebeldes, perdem a afetividade com o pai e a mãe, começam a não obedecer mais o pai e a mãe. Já começam a não gostar também das coisas sagradas, a não gostar de participar de Missa, de nada que seja sagrado. Começam a rejeitar as coisas sagradas de Deus.
Não existe festa de São Cosme e Damião no dia 27
Tenho atendido a muitos casos nessa situação, de pessoas que participaram dessas festas na infância e não tiveram nenhuma vontade de viver uma vida de consagrado a Deus. Porque, a partir do momento em que ela foi naquela festa, participou dessa situação, começou a experimentar uma consagração diferente da que o pai e mãe permitiram.
Os espíritas vão fazer essa festa no dia 27 de setembro, porém, na realidade, não existe festa de São Cosme e Damião no dia 27. No dia 27 de setembro a Igreja celebra São Vicente de Paula, esse grande homem que dedicou sua vida aos pobres, para evangelizar os pobres, que quis experimentar a pobreza do evangelho, buscando converter seu coração. Dia 27 de setembro a Igreja celebra São Vicente de Paula e não São Cosme e Damião.
Para você, este é um momento esclarecedor. Não deixe seu filho participar desta festa. É uma festa sedutora para já colocar no coração do teu filho, da tua filha essa consagração a estas entidades que têm nome de ibijis, exú-mirins, entidades espíritas. Esta não é nenhuma festa cristã católica. Nenhum católico pode participar dessa festa. Ela não tem nenhum fundamento na nossa vida e não nos é útil, de forma alguma. É melhor que você não participe desta festa nem deixe seus filhos participar, pois, senão, eles serão seduzidos e, depois, você poderá ver as consequências e não vai entender o porquê de seu filho, que era tão dócil, tão carinhoso, tornar-se rebelde.
Leia mais:
::Vida e exercício de caridade de São Vicente de Paulo
::A verdadeira história de São Cosme e São Damião, mártires
::Orações para a cura espiritual e quebra dos laços do mal
::Os santos intercedem mesmo por nós?
Renuncie a participação!
Muitas vezes, até não compreendemos, mas já atendi garotos de cinco, seis anos de idade que, depois de participarem dessas festas, começaram a ter vida afetiva sexual, a se masturbarem com seis anos. Algo assim aberrante, que a gente não sabe o porquê. O que aconteceu nessa história? Mas a gente vai rezando para acontecer a libertação e, muitas vezes, chegamos ao ponto em que a criança lembra que participou dessas festas e renuncia. A partir disso, a criança volta a ter um convívio normal com os pais, começa a gostar e a buscar as coisas de Deus. É impressionante o que essa festa faz de mal para os nossos filhos, como ela seduz as nossas crianças e até os pais e as mães.
É uma festa pagã, do sincretismo religioso, que não tem nada a ver com nossa festa cristã de São Cosme e Damião, celebrada no dia 26 de setembro, de dois homens mártires, santos, que não têm nada a ver com o que diz essa fábula pagã, que vem do ocultismo, do espiritismo, da umbanda. É importante que você tenha no coração este ensinamento, para que você não seja seduzido.
Você, que já participou dessa festa ou deixou seus filhos irem, é bom renunciar, pois Deus te dá a graça e a liberdade de poder renunciar, para que essa situação não tenha mais efeito em sua vida. Eu participei disso, minha família era uma família espírita, nasci dentro disso e falo de uma coisa que eu conheço. Gostaria que você renunciasse, pois, do contrário, você só vai perceber os danos muito mais tarde. Gostaria que você renunciasse com sua voz também, pois, se você renuncia, nenhuma força maligna tem mais poder sobre você, porque você é um filho de Deus. Você, que é pai ou mãe, pode renunciar pelos seus filhos também.
Diga comigo:
“Senhor Jesus, a partir de agora eu quero renunciar da minha vida toda e qualquer maldição de festas pagãs que eu participei, principalmente a de Cosme e Damião, das bruxas. Todas as comidas e bebidas vindas daqueles locais, eu renuncio, pelo teu Sangue Redentor.
Eu renuncio a toda consagração que entrou na minha vida, desse Cosme e Damião espírita, dessa festa pagã. Eu renuncio pelo Sangue Redentor de Jesus! Não aceito mais na minha vida nenhuma contaminação, pois o mal não pode usar minha inteligência, minha vontade nem tocar na minha sexualidade; nem abalar a minha fé ou tirar essa alegria de ser filho de Deus. Que, na minha oração, na minha fidelidade, na escuta da Palavra, na participação da Santa Missa, eu possa, a cada dia mais, me tornar à imagem de Jesus Cristo.
Peço agora, Senhor, que me lave, me purifique, me liberte de todas essas contaminações e envolvimentos com essas coisas ocultas, que, muitas vezes, chega até nós de forma enganadora, errônea e que seduzem os nossos filhos. Eu expulso da minha casa, da minha vida todas essas maldições.
Peço, agora, que o Senhor derrame sobre mim o teu Sangue Redentor! Lava-me de todas essas contaminações. Também te peço que derrame sobre mim o vosso Espírito Santo, para que, assim, inundado da vossa graça, eu possa viver dignamente a minha vida e e que seja plena em seu amor!
A bênção de Deus para você e sua família,
Abençoe-vos o Deus Todo Poderoso, o Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!”.
Padre Vagner Baía
Comunidade Canção Nova