Conversão

A vida apostólica e os frutos de santidade de Santo Agostinho

Este é o segundo artigo da nossa série sobre Santo Agostinho. O artigo anterior foi reservado para apresentarmos, ainda que de maneira introdutória, uma noção da valorosa contribuição que este baluarte da fé deu à Igreja. Neste artigo, falaremos um pouco mais de sua vida apostólica e apresentaremos com mais detalhes alguns dos frutos de santidade deixados por Santo Agostinho.

Antes, porém, cabe salientar que era muito comum, no tempo de Agostinho, que o próprio povo aclamasse padre ou até mesmo bispo aqueles homens que se destacavam na defesa da fé católica. Com Agostinho não foi diferente.

A esta altura, Santa Mônica já havia alcançado, depois de décadas de insistentes orações, sua maior graça: a conversão de seu amado filho. Agostinho, portanto, já havia passado por seu magnífico processo de conversão e, inclusive, havia recebido o batismo da Igreja pelas mãos do Bispo Ambrósio. O coração deste amante de Jesus já se encontrava incendiado por um ardente amor a Nosso Senhor.

A conversão de Santo Agostinho

O filho de Mônica, então, decide viajar para Hipona com a intenção de buscar um lugar mais tranquilo para fundar um mosteiro e passar o restante de sua vida em oração e contemplação. Mal sabia Agostinho o que estava esperando por ele nestas novas terras. Ao desembarcar em Hipona, encontrou-se, sem querer, com o sacerdócio. Neste período, por volta do ano de 392, o velho e santo bispo Valério tinha grande necessidade de um padre que o ajudasse no ministério da pregação. O povo logo aclama Agostinho. Apenas quatro anos depois é ordenado bispo e logo sucede a Valério na diocese de Hipona.

E meio a tudo isso, Agostinho não havia desistido do plano de fundar um mosteiro, por isso, ao chegar a Hipona, ele funda o monasterium laicorum. Mais tarde, após ser sagrado bispo, ele faz de sua casa episcopal um mosteiro, o chamado monasterium clericorum. Os anos que se seguiram, Agostinho passa numa incansável e heroica atividade pastoral.

Ao mesmo tempo em que ele trata de assuntos corriqueiros junto de seu povo, como por exemplo, dificuldades dos pais de educarem seus filhos ou problemas no matrimônio de seus fiéis, Agostinho ainda colabora enormemente com o desenvolvimento da Doutrina da Igreja Católica no seu sentido mais amplo, quer dizer, no sentido universal.

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A ciência e santidade de Santo Agostinho

Onde quer que fosse solicitado, Agostinho se fazia presente. Dessa forma, ele participou de numerosos concílios regionais, não obstante as enormes dificuldades de deslocamento. Em qualquer desses concílios ou reuniões em que ele estava presente, a opinião de todos os demais acabava se inclinando perante a sua, demonstrando que sua ciência e santidade estavam fora de discussão.

Seu modo agudo e quase irrefutável de expor a verdade o fez conquistar diversos inimigos. Ele precisou correr, até mesmo, o risco de ser assassinado. Numa de suas viagens, por exemplo, um grupo mal intencionado, sabendo que ele passaria por determinada estrada, montou uma emboscada com o propósito de matá-lo. Esperaram por horas e mais horas até se cansarem uma vez que Agostinho não passou por aquele local. O motivo? O guia que o conduzia acabou se perdendo pelo caminho livrando o Bispo de Hipona da morte.

Desde o ano de 396, quando Agostinho foi sagrado Bispo, até à sua morte, passaram-se 34 anos. Seu ministério, inegavelmente, gerou inúmeros frutos de santidade para a Igreja. Em sua diocese, de onde não se afastou nunca senão por necessidade, deu de comer aos pobres, catequizou os fiéis, formou brilhantemente o seu clero. Muitos de seus monges foram chamados ao sacerdócio e ao episcopado. Um grande número de religiosos formados por ele se espalhou por toda parte para fundar novos mosteiros e dar suporte às igrejas da África. Ao morrer, deixou em sua Igreja um clero numeroso e bem formado. O mesmo aconteceu com os seus mosteiros masculinos e femininos.

Enfim, neste segundo artigo, conhecemos um pouco mais da vida apostólica de Santo Agostinho. No próximo artigo, falaremos mais especificamente da sua luta contra os pensamentos heréticos de seu tempo.

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