Entenda

Você sabe qual é a diferença entre frei e padre?

Existem pessoas que perguntam com frequência sobre a diferença entre frei e padre

Qual estudou mais? Quem é mais importante? Quem é melhor? Brincando para fazer pensar: tem frei que é padre e tem frei que não é padre. Tem padre que é frei e tem padre que não é frei. Frei e padre são títulos como Bacharel, Doutor entre outros. Vamos alinhavar isso:

Você-sabe-qual-e-a-diferença-entre-frei-e-padre
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Significado de Padre

Padre vem de pater, que significa “pai” em latim. É um título para o sacerdote: um homem retirado do povo para servir o sagrado, para santificar, como um bom pai de família. Ao falar em padre, normalmente, pensa-se em padre que trabalha numa paróquia. Pensa-se numa espécie de pai para a comunidade.

Significado de Frei

Frei vem de frater, que significa “irmão”, “frade” em latim. Frade é membro de uma congregação religiosa, homens que vivem uma mesma regra e mesmo ideal num convento. É título do religioso. Entre si e perante os outros, os frades se chamam de frei, uma abreviação de frade.

Leia mais:
::Catequese: o significado do jumento no contexto bíblico
::Por que as pessoas se inclinam quando passam diante de uma capela ou altar?
::Por que devo fazer o sinal da cruz quando passo por uma igreja?
::Qual é o real valor e a dignidade da Santa Missa?

Vocação

Ser padre é uma vocação, assim como o casamento. Ser religioso é outra vocação (ser franciscano, jesuíta, salesiano, redentorista, dominicano etc.); em mais de uma dessas congregações, seus religiosos são chamados de freis, como título interno. Os beneditinos se intitulam de “dom”). As duas vocações não se repelem. Colaboram. Há religiosos que também se tornam padres e há também frades (freis) que não são ordenados padres.

Chamamo-los de Irmãos Leigos. Dentro de um convento, podem até ser superiores, assim como vocês conhecem freiras, irmãs no mundo feminino; temos os freis e os irmãos no mundo masculino. Então, um religioso, que é ordenado padre, tem dois títulos: Padre e Frei. O grau de sacerdócio é o mesmo. Nem há diferença nos estudos: todos os padres devem ter cursos de Filosofia e Teologia como base. Alguns se especializam em alguma matéria, tanto entre os chamados padres diocesanos (ou seculares) como entre os religiosos.

Fonte: Frei Félix – Fegger, OFM Santos/SP –
http://www.porciunculaniteroi.com.br/index.asp?pageURL=1335


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.