Educar é uma tarefa que exige tempo, sabedoria e estratégia. Em cada fase, os pais precisam entender as necessidades dos filhos, considerar seu temperamento, sua personalidade e suas necessidades para usar as propostas de acordo com as especificidades de cada um.
Na verdade, não se pode esperar fórmulas prontas uma vez que o ser humano é único, porém, alguns caminhos podem ser considerados e adaptados, levando em conta estudos de diversas áreas que, de alguma maneira, ajudam no processo de aprendizagem e desenvolvimento do ser humano como um todo, mas, em tudo, é preciso incluir os valores e as virtudes que os pais querem passar aos filhos, e as questões da fé, como a busca do projeto de Deus para as suas vidas.
Sobre virtudes e valores cristãos passados para os filhos
Desde cedo, as crianças precisam ser encaminhadas a desenvolver virtudes como ordem, fortaleza, prudência, honestidade e assim por diante. Estas virtudes vão orientá-las na formação do caráter, na superação, e em como lidar com os desafios que virão ao longo da vida. Do mesmo modo, a vontade e a razão das crianças e adolescentes precisam ser formadas a fim de terem consciência do que é certo e errado, do que constrói ou destrói. Isso é fundamental quando se quer que sejam cidadãos honestos, equilibrados e bons cristãos em todos os aspectos. Assim, o campo estará aberto para começar a ensinar lições quanto ao uso do dinheiro e a escolha profissional.
Como se preparar financeira e profissionalmente?
É mostrando o sentido das coisas que se deve trazer regras de como evitar consumir aquilo de que não têm necessidade ou levar a pensar se o que querem é, de fato, o que precisam. Com os valores cristãos, os pais poderão mostrar, por exemplo, que há um tempo para cada coisa ou que é importante dividir. À medida em que forem crescendo e tendo algum valor em dinheiro nas mãos, os filhos podem ser ensinados a poupar para adquirir algo de que precisam ou para um presente para o papai, a mamãe, enfim… As crianças podem também ser incluídas em projetos da família como economizar para comprar uma nova cama ou uma geladeira. Em tudo isso, os pais vão conversando e ensinando boas práticas que usarão no futuro. As crianças aprendem brincando, por isso brincadeiras de fazer compras, ir a bancos, pagar contas podem ajudar muito na questão do uso do dinheiro.
Ao tratar de questões financeiras, os pais podem ajudar também os filhos a pensar no futuro como os estudos preparativos para uma profissão. É muito comum as crianças imitarem os mais velhos. Por isso é importante dar valor e importância a essas representações, já que muitos descobrem a profissão fazendo “o que querem ser quando crescer”. Essa atenção ajuda os pais também a orientar os filhos quanto às más influências.
Leia mais:
.: Quais são os erros mais comuns na educação dos filhos?
.: Não terceirize a educação dos seus filhos
.: Quanto tempo por dia você gasta com seus filhos?
.: Como auxiliar o filho na escolha da profissão
Incentive os dons dos seus filhos
Outro ponto importante é incentivar alguns talentos. À medida que vão crescendo, as crianças e os adolescentes já vão dando sinais de algumas aptidões; isso pode ser trabalhado pelos pais nas conversas com os filhos e em alguns incentivos para praticar ou adquirir conhecimentos sobre aqueles dons. Porém, não é necessário forçar que eles assumam algo que não queiram. Às vezes, as aptidões serão hobbies ou atividades paralelas a uma profissão. As crianças vivem fases e precisam, em cada uma delas, ser acompanhadas com oração e também com racionalidade para não plantarmos ideias que não se concretizarão. A realidade não pode ser descartada. Por exemplo: quando adolescente, eu queria ser jornalista, mas a universidade em que eu poderia estudar não tinha este curso, e não havia possibilidades de eu morar em outra cidade. Por já entender a minha realidade, fui atrás de outro curso, e, anos após concluído, é que pude me formar em Comunicação. Não me sinto frustrada por isso, porque, desde sempre, o próprio Deus trabalhou em mim a superação e a fortaleza. Mas, muitas vezes, também o próprio jovem vai precisar aprender a enfrentar um desafio e ir em busca do que entende que é o projeto de Deus para a sua vida. Daí a importância de os pais educarem na fé, e rezarem a fim de entender o projeto do Senhor na vida de seus filhos e ajudá-los a tomar as decisões no Senhor.
Nas encruzilhadas que a vida oferece, é preciso colher o que Deus quer: mudar de planos ou enfrentar os desafios. Talvez os filhos sejam mais realizados buscando uma profissão não apenas pelo dinheiro, mas pelo que podem contribuir com o mundo, realizando a missão para a qual foram chamados.
A grande questão, hoje, é que os jovens nem sempre são formados nas virtudes, e por isso têm medo de assumir responsabilidades, têm dúvidas de quem são, dos seus talentos e do que querem fazer, nem sabem o que Deus tem para a vida deles. Isso mostra como é relevante que sejam bem formados para que saibam quem são, o que podem ser e fazer pela humanidade, principalmente qual o projeto de Deus para eles. Isso sim é o mais importante!