Saiba!

Como cuidar-se após tornar-se mãe?

As primeiras semanas de vida do bebê exigem muito da família, principalmente da mãe. São muitas noites sem dormir, mudanças corporais, hormonais e emocionais. A vida vira ao avesso. Nesse caos inicial, a tendência é a de usar roupas mais confortáveis: pijamas, roupão ou vestidos. O cabelo tende a passar dias sendo “lavado” com shampoo seco ou preso com um coque. Isso quando não se decide cortar curto para facilitar o cuidado consigo mesma. Isso não é regra, porém, uma grande parte das mulheres se encontram nesse contexto durante o puerpério.

As mudanças vividas pela mãe após ter o bebê são muitas, e achar o modo certo de cuidar-se é essencial

A mudança vivenciada afeta todo o ser da mulher, inclusive a sua imagem e identidade. Leva um tempo para reconhecer-se novamente. Ao olhar-se no espelho, fica a pergunta: “Quem eu realmente sou?”. Algumas marcas da gestação estão visíveis e revelam que a identidade se transformou. É uma verdadeira metamorfose!
Como cuidar-se após tornar-se mãe

Foto ilustrativa: gradyreese

É importante viver bem essa fase, pois ela vai revelar o quão forte é uma mulher. Portanto, depois das semanas intensas, tenha em mente que o cuidado consigo mesma é tão importante quanto o cuidado com os filhos, marido e o lar.
Como cuidar-se após o novo ritmo de vida que tanto exige da mãe? É essencial entender com a razão e a alma o que Santa Teresinha nos ensina: “O coração é meu, mas o rosto é daqueles a quem eu amo”.
Com o passar dos meses, a demanda do recém nascido vai ficando ajustável e menos exigente. Sendo assim, vamos, juntas, parar e refletir sobre três maneiras de como cuidar-se.

Primeiro

Acorde alguns minutos antes da família para você se arrumar e rezar. Desde o simples fato de arrumar o cabelo, passar um batom, creme facial e corporal, colocar uma roupa que não seja o pijama farão a diferença no seu dia. Aproveite esse tempo e faça as suas orações pessoais e comece bem o seu dia.

Segundo

Escolha um dia da semana para fazer as unhas e dar uma caprichada nas madeixas. O exterior reflete o interior, mesmo que você não se sinta bem ou sem vontade de se arrumar, faça por decisão e amor à sua família. O belo atrai, e uma mulher bem cuidada exala a beleza do próprio Deus.

Leia mais:
::Choro do bebê: como identificar e quando se preocupar
::Bíblia para crianças: em cada fase, um jeito novo de semear
::A dieta da mãe influencia na composição do leite materno?
::Baixe o aplicativo da Canção Nova e tenha acesso a todos os conteúdos do portal cancaonova.com

Terceiro

Lembre-se de que a mulher é a alma do lar. Ela é uma âncora que socorre a família durante as tempestades da vida. Mas essa força não é dela, e sim de Deus.

Seja uma mulher boa! A virtude da bondade deixa a mulher mais bela, é uma consequência. Monsenhor Landriot, Arcebispo de Remis, escreveu para as mulheres: “Fazei constantemente o bem e nunca o mal! Fazer o bem, sobretudo a seu marido, porque se identifica com ele; fazer o bem em todas as circunstâncias, e por toda a espécie de meios, pelas palavras, pelas ações, pelos conselhos e mesmo pelo silêncio! Fazer sempre o bem e nunca o mal”.

Nossa Senhora é o modelo de beleza e cuidado. Peça a Ela para te ajudar nesse processo de cuidar-se para melhor servir os seus e a sociedade. Ela te ajudará a conhecer a sua nova identidade.

comentários