Autoridade

Você sabe educar seus filhos?

É uma obra de arte, nos tempos em que estamos vivendo, saber educar os filhos para que sejam os adultos que todo pai e toda mãe almejam para eles. Os valores de nossa sociedade levaram as crianças a se tornarem cada vez mais exigentes, mas é também por causa dos próprios pais que elas acabam se tornando “mal educadas”.

Explico-me: muitos pais se esqueceram da necessidade de se impor como autoridade da casa e sobre os seus filhos. Eu disse “impor-se”, e isso significa estar numa posição superior, aquela que comanda as coisas. E isso começa desde bebezinho: os bebês têm a tendência de chorar quando querem alguma coisa e, temos o hábito de atendê-los prontamente, na hora que querem, do jeito que eles querem, mesmo que não seja necessário naquele momento.

Você sabe educar seus filhos?

Foto ilustrativa: hoozone by Getty Images

É papel dos pais prepararem seus filhos para que estes encontrem o próprio caminho de vida

É só observar: existem mães que o filho chora, e já oferece o “mamá”, não importa se está com fome ou não. Chorou, mamou. Então, a criança cresce e se acostuma com isso, ou seja, pediu, recebeu. E para muitas mães isso é o mais prático.

Os pais que querem educar seus filhos, sem deixar que eles comandem a casa, começam, desde cedo, a colocar limites, deixando-os chorar, se não tiverem doentes nem como fome. Muitas vezes, o choro é pura manha. Depois, os pais não podem dar tudo o que o filho pede, porque não os estarão educando para o mundo, pois este não nos dá tudo o que queremos. Na verdade, para qualquer coisa ter sentido e valor para nós deve haver uma conquista.

Muitos filhos perderam a noção disso: que as coisas não “caem do Céu”, que é preciso trabalhar para alcançar. É assumindo o papel de pais da casa – aqueles que colocam os limites – que nossos filhos conseguirão ser alguém por si próprios. Às vezes, os pais querem projetar aquilo que não conseguiram ser nos seus filhos. Acham que, dando de tudo o que querem, seja a solução. Eu acredito que cada pessoa tem, diante de Deus, um novo projeto de vida, um caminhar novo, e é papel dos pais prepararem seus filhos para encontrarem o próprio caminho de vida, de felicidade.

Educar exige tempo, sabedoria e tomada de posição

A experiência que eu tenho com minhas duas filhas é de dar a elas o necessário, não deixando a minha posição de pai sem abrir mão de minha autoridade paternal no amor e em Deus.

Eu ensinei minhas filhas a irem à luta, porque a vida é difícil; dei toda formação sobre os perigos que a vida oferece, desde muito cedo. Sempre presente na vida delas, mas sem sufocar, permitindo que tenham opinião própria, mas que saibam recuar quando suas opiniões não prevaleceram.

Leia mais:
.:Oração das mães pelos filhos
.:Tarefas domésticas e filhos: como inseri-los nesta rotina?
.:Conselhos do Papa Francisco para a educação dos filhos
.:Como criar um bom diálogo com os filhos em cada fase da vida

Tenho observado lares onde os filhos mandam; os pais ficam acuados e obrigados a obedecer; “matam-se” de trabalhar para dar de tudo, e são tratados como empregados. É uma inversão de papéis destrutiva para a família.

Educar exige tempo, sabedoria e tomada de posição, frente ao novo que nos é oferecido a cada dia. É sempre um desafio! Fica para você, hoje, a reflexão sobre a autoridade. Se você a perdeu, não desanime, reconquiste-a, não tenha medo de dizer “sim” quando for sim e “não” quando for não.

Diácono Paulo Lourenço
Comunidade Canção Nova

 

banner the church