entenda

Avós: pais duas vezes!

São Joaquim e Santa Ana são os avós de Jesus, pais de Maria Santíssima. Ela é filha única do casal. Ana era estéril e os dois já estavam em idade avançada; no tempo em que eles viveram, era considerada uma maldição o casal que não tinha filhos, era até mesmo rejeitado pela sociedade. Isso os fazia sofrer muito.

Assim aconteceu com muitos casais. Por exemplo: os pais de Samuel; Zacarias e Isabel – pais de João Batista – e outros. Joaquim e Ana viviam essa dura realidade. Ana clamou, com muitas lágrimas, pedindo a Deus um filho, pedindo que Deus tirasse da vida deles esse opróbrio.

Joaquim também clamava ao Senhor, e Deus concedeu a eles essa graça de serem pais. Deus ouviu as orações do casal e os presenteou com uma filha, a qual recebeu o nome de Maria, que veio a ser a esposa de José, o pai adotivo de Jesus e Seu educador.

Ser avô é uma dádiva de Deus

Como hoje é o dia dedicado aos avós, é importante refletir sobre este papel tão importante na vida dos netos. Ser avô é uma dádiva de Deus tão importante quanto a dádiva dos pais. Uma grande responsabilidade na vida dos avós.

Dizem que o avô estraga a educação dos netos, mas vejo que se isso acontece apenas com uma minoria. Os avós já experimentaram, na vida, muitas situações difíceis, momentos de dor que só com a graça de Deus conseguiram vencer.

Leia mais:
:: Qual é a força da oração dos avós que oram pelos netos?
:
: Conheça quem foram os avós de Jesus
:: A importância dos avós
:: Avós, símbolos de experiências

 

Os avós tratam seus netos com uma doçura diferente do afeto dos pais. Não é dizer que os avós educaram seus filhos com certa dureza e, hoje, a seus netos trata diferente. Ao contrário, como os avós, hoje, têm muito mais experiência do que então, eles já perceberam que a maioria dos pais poderia educar seus filhos de uma maneira diferenciada; percebem que o amor, o carinho e o diálogo são mais fortes do que certa correção agressiva, que não traz efeitos benéficos na vida dos netos.

O carinho, o diálogo e, principalmente, o amor fazem a diferença! Os benefícios são superiores a todos os tipos de métodos que já foram aplicados na educação.

Os avós são pais duas vezes

O papel dos avós na família vai muito mais além do carinho dado aos netos. A presença dos avós torna-se um suporte afetivo e, às vezes, financeiro dos pais e filhos. É aí que podemos dizer: os avós são pais duas vezes.

A vovó é chamada também de “segunda mãe”. Às vezes, elas estão do lado e até à frente da educação dos netos com experiência e sabedoria que vão se acumulando ao longo dos anos. Com certeza, este é um sentimento lindo: estar vivenciando assim os frutos de seu fruto, ou melhor, dando vida às gerações. Digo com muita humildade: nós trazemos uma carga bem grande de riquezas que, com o tempo, fomos acumulando.

Os avós são dotados de sabedoria

O Dia dos Avós é muito significativo, pois celebrar este dia é reconhecer o valor da sabedoria adquirida, o valor da experiência de vida que foi se acumulando com o tempo. Essa escola de vida se aprende no convívio com as pessoas, com o doar-se inteiramente sem vacilar e em contato com a natureza, que vai nos moldando a cada dia assim. Os avós estão carregados de sabedoria, que foram aprendendo, nessa estrada da vida, e hoje é direcionada aos netos.

Aos nossos avós, com todo carinho e amor, queremos dizer: vocês são muito importantes para nós, agradecemos de todo coração.

Obrigado, querida vovó. Obrigado, querido vovô!

São Joaquim e Santa Ana, roguem a Deus por nós!

Equipe Colunista do Formação

 

banner_tenha um otimo dia

 

comentários