Falando sobre o pecado, muitas vezes, as pessoas têm dificuldade de vencê-lo. E para cada pecado precisamos fazer uma força e um desejo profundo em nossa alma para o vencer. As pessoas dizem muito sobre o pecado do dia a dia, o pecado corriqueiro e, muitas vezes, é ele que vem no ímpeto de nossa vida. E, às vezes, no descontrole e na falta de cuidado, acaba se tornando um pecado diário.
Vejo muitos dizerem sobre esse tipo de pecado e alegarem que existem os pecados que são sempre cometidos, esses são os pecados que não vigiamos e, muitas vezes, se tornam repetidos, é necessário vigiar todos os pecados, por menor que seja. E, muitas vezes, para vencer essa batalha, é preciso fazer abstinência, penitência, jejum, para assim aprender a vigiar. Em Mateus, no capítulo 5 e versículo 30, Jesus nos mostra que se sua mão te leva a pecar, corta; se seus olhos te levam a pecar, corta. Assim que vier no pensamento, corte esse pecado, para ele não se tornar parte de quem você é.
Como vencer os pecados comuns?
A mentira, as mentirinhas: “Padre, eu conto mentiras apenas para justificar”. Se eu não posso contar a verdade naquele momento e omito por um momento, depois de feita uma reflexão da situação, é preciso dizer que, mesmo não dando a resposta de imediato, será dito em algum momento melhor, para assim fugir da mentira. Se não há nada para ser dito, é melhor optar pelo silêncio e vir a conversar uma outra hora.
A ofensa e o xingamento nas ações acabam nos fazendo cair no pecado da importunação. Podemos até não dizer um palavrão, mas falamos aquelas palavras que importunam os outros e acabamos caindo no erro da repetição e os cometendo muitas vezes.
O pecado também da maledicência, que nos coloca uma malícia que usurpa a nossa inocência. No olhar, no falar, nas brincadeiras, no vestir, detalhes do dia a dia que acabam tornando esse pecado corriqueiro.
O pecado da murmuração: reclama do governo, reclama do trabalho, reclama se chove, reclama se faz sol. É complicado conviver com pessoas que passam o tempo todo reclamando.
Leia mais:
.:Você acha que de boas intenções o inferno está cheio?
.:Cristo, o fundamento essencial da esperança
.:O futuro do cristão é a vida eterna
.:Que este seja o ano em que você recomece na fé
Esses são pecados que, muitas vezes, precisamos ter consciência deles. O meu desejo é que você pense nesses pecados, faça uma reflexão para não voltar a cometê-los continuamente. Quero também desejar a você que, por meio dessas pequenas palavras, Deus te dê a graça de vencer cada um desses pecados que são corriqueiros em nossa vida.
Padre Vagner Bahia