A tempestade chegou! E agora?

Não se desespere! Jesus está conosco no barco da nossa vida

A dor, na maioria das vezes, impede-nos de ouvir a Deus

É um exercício conter os sentimentos que ficam confusos dentro de nós. Quando estamos no meio de uma tormenta, é difícil enxergar, por isso, na crise, não se toma nenhuma decisão, disse-nos, uma vez, Dom Alberto Taveira. É preciso deixar a poeira baixar para enxergar melhor. Quando a situação nos impede de ter clareza, os nossos sentimentos se misturam, então, o melhor é ouvir o Senhor. Pela Palavra, temos uma direção certa da vontade do Pai, a qual nos salva, enche-nos de esperança e nos dá um norte a seguir.

Créditos: Wesley Almeida

Por isso, quando você não conseguir rezar nem escutar o que o Senhor tem a lhe dizer, não se desespere; reze, mesmo que seja com as lágrimas. Ofereça a Deus os seus sentimentos, pensamentos e palavras, pois nada passa despercebido ao Seu olhar e amor. Para Ele nada se perde, tudo se transforma. Deus é o único que consegue tirar de um aparente mal um grande bem. Isso, no entanto, requer tempo, suor e, às vezes, muitas lágrimas. É preciso seguir com fé, acreditando naquilo que ainda não se vê, pois a tempestade não dura uma vida toda, mas algumas horas apenas; depois, aparecem o sol e o céu azul. Não se esqueça: depois da cruz vem a ressurreição!

Leia mais:
:: Diante da morte, como reagir e superar o medo?
:: Como enfrentar os seus medos e vencê-los diante das situações
:: Saiba como lidar com o medo
:: Nas tempestades da vida, tenha esperança

O desespero dos discípulos

“Logo depois, Jesus obrigou seus discípulos a entrar na barca e a passar, antes dele, para a outra margem, enquanto Ele despedia a multidão. Feito isso, subiu à montanha para orar na solidão. Chegando à noite, estava lá sozinho. Entretanto, já a boa distância da margem, a barca era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar. Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: ‘É um fantasma!’, disseram eles, soltando gritos de terror.

Jesus logo lhes disse: ‘Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!’ Pedro tomou a palavra e falou: ‘Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti!’. Ele disse-lhe: ‘Vem!’. Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: ‘Senhor, salva-me!’. No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: ‘Homem de pouca fé, por que duvidaste?’. Apenas tinham subido para a barca, o vento cessou. Então, aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: Tu és verdadeiramente o Filho de Deus”. (cf. Mateus 14,22-33).

As tempestades da nossa vida

Na nossa vida, sempre haverá tempestades, pois as maiores não são as tempestades externas, mas as tormentas interiores. Por isso, não podemos estar sozinhos, sem Jesus, sem companheiros de caminhada. A nossa fé sempre será provada, é assim que amadurecemos, crescemos. São tantos fantasmas no caminho, mas não podemos nos enganar nem confundi-los com Deus. O mais importante é reconhecê-Lo, manter os olhos fixos no Senhor e clamar-Lhe a salvação. Ter a coragem de nadar contra a maré, assumir o sofrimento e ouvir dos lábios do Senhor as Palavras da salvação: “Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!”.

Jesus repete para você, que se encontra no meio de uma tempestade emocional, de problemas financeiros, saúde, relacionamento conjugal, ouvindo muitas vozes e assustado por tantos fantasmas que travam a nossa vida: “Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!”

Agora, reze com confiança esta oração:

“Senhor, não me deixe perecer nas tempestades da vida, afundar nos momentos de dificuldades. Tudo fica tão escuro e confuso, que eu posso até confundi-Lo. Por isso, quero manter os meus olhos fixos em Ti e não Te perder de vista, estender minhas mãos e tocar as Tuas, ouvindo sempre as santas Palavras: ‘Não tenhais medo, sou eu!’. Senhor, aumenta a minha fé e, nos momentos de grande tribulação, quero perceber sempre a Tua presença junto de mim a me salvar. Guarda a minha vida de todo mal e perigo e, principalmente, desejo sempre ser orientado pela Tua Palavra, que é fonte de cura e libertação para mim”. Amém.