ENTENDA

Significado da expressão "meu Senhor e meu Deus"

A expressão “meu Senhor e meu Deus” não torna o homem escravo de Jesus

Meu Senhor! Quando pensamos nessa exclamação, podemos nos lembrar da experiência dos antigos senhores e seus escravos. O escravo não tinha liberdade, não tinha vontade própria, não podia ir ou voltar livremente. Em tudo dependia do seu senhor. Ele não podia ser ele mesmo, precisava ser e fazer a vontade do seu senhor. Não era uma pessoa livre. O escravo só fazia o que o seu senhor mandava. Afirmar que Jesus é o Senhor da nossa vida pode gerar alguns questionamentos: ele quer que eu obedeça somente a Ele? Isso quer dizer que eu não posso ser livre? Não ter mais vontade?

-Significado-da-expressão-meu-Senhor-e-meu-Deus

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

A experiência é totalmente contrária. Estabelecer Jesus como Senhor da nossa vida, da nossa história, do nosso passado, presente e futuro, faz de nós pessoas livres, porque o projeto de Deus sobre nós é de felicidade. O Senhor não quer nos oprimir, ao contrário, ele quer que sejamos tudo aquilo que o Pai pensou de nós. Ser o que o Pai nos fez, nos realiza como pessoa. Portanto, estabelecer Jesus como Senhor significa: ser mais pessoa, mais gente, mais humano.

A dependência de Jesus torna o homem livre

Jesus – o Senhor, nos encaminha para esse processo de cura e crescimento em vista da missão que Deus nos deu. Assumi-Lo como Senhor da nossa vida é adorá-Lo. Nessa atitude de adorar ao Senhor, reconhecemos interiormente o lugar exclusivo que Lhe pertence em nosso coração. Dirigimo-nos a Deus e reconhecemos, como criaturas, Sua majestade e grandeza, e a nossa total dependência d’Ele. Essa é a atitude fundamental de cada cristão consciente do mistério que o envolve e circunda. Prostramo-nos diante de Deus, porque Ele é Deus. Não temos a intenção de Lhe pedir nada, queremos estar com Ele, estar na Sua presença, unidos ao Seu coração. Unamo-nos a Ele para agradá-Lo e fazê-Lo feliz. Simplesmente, prostremo-nos diante de Deus, porque Ele é nosso Senhor e Criador, é o Deus da nossa vida!

Leia mais:

:: Jesus Cristo soube amar e ser amado por Seus amigos
:: Existe uma previsão de quando exatamente Jesus voltará?
:: Reze e peça proteção a Jesus para a sua vida

O peixe vive na água; fora dela, começa a agonizar, porque foi criado para viver na água. Nosso lugar é com Deus! Vivemos uma vida infeliz, porque vivemos fora do nosso lugar, do nosso habitat, que é Deus. Reconhecê-Lo como Senhor é reconhecer que Ele é nosso único amor, nossa única riqueza e único querer. Vivemos n’Ele e para Ele, portanto, livres e libertos. Ele é um Senhor que não nos oprime nem escraviza, mas nos ensina a sermos pessoas, homens e mulheres novos.

Jesus, meu Senhor e meu Deus!

Vera Lúcia Reis (Verinha)
Missionária da Comunidade Canção Nova

 


Vera Lúcia Reis

Missionária na Canção Nova, Vera Lúcia Reis está, atualmente, como responsável de missão em São José do Rio Preto (SP). Formada em Teologia, a missionária também possui pós-graduação em Gestão Eclesial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.