CONFIANÇA

Os sonhos de São José

Olá, caro leitor e irmão na fé! Salve, São José!

Chegamos ao último texto da minha autoria a respeito do nosso Pai tão querido e amado, o glorioso São José. Espero que, até aqui, eu tenha ajudado você a conhecer um pouco mais dele, e assim amá-lo. Afinal, ninguém ama aquilo que não conhece.

A nossa partilha de hoje será sobre os sonhos de São José. Sim, foi através dos sonhos que, de maneira misteriosa, Deus falou com aquele com quem dividiria a “glória da Sua paternidade” e a quem deu como missão e eleição “velar o mistério da encarnação e proteger os seus protagonistas” (Padre Federico Suárez Verdeguer).

Diferente de nós, que somos frágeis, preocupados e tomados de tantas emoções, sobretudo nos momentos mais difíceis e exigentes da vida, São José dormia. Parece até engraçado, mas, muito mais que isso, nos revela algo muito profundo que tem a ver com confiança, segurança, intimidade e fé. No auge das escolhas da sua vida, dos momentos de possível aflição, no limiar do seu casamento “em crise”, ele dormia. Nada tirava a paz do sono de São José.

E quanto a nós, estamos como? Tomados de ansiedade, insônia e angústia, uma verdadeira tempestade interior. Em meio às agitações e pandemias externas e internas que têm nos roubado a saúde do corpo e a paz da nossa alma.

Os sonhos de São José

Foto ilustrativa: Daniele Crespi – Saint Joseph’s dream

Os sonhos de São José exprimem um mistério de confiança entre ele e Deus

Meus irmãos, há uma luz aqui e um ensinamento logo de início: havia, dentro do coração desse jovem, uma profunda confiança no seu Senhor. Não passando muito tempo, pudemos ver que essa confiança não era apenas dele, mas também do próprio Senhor nele. Aqueles dois corações se entrelaçavam, confundiam-se, eram dois corações em um só. São José dormia porque confiava em Deus, e Deus mandava Suas mensagens em sonhos porque confiava em São José.

Muito bem, vejamos, agora, o que estava acontecendo no cenário da vida daquele jovem José, e, em todos eles, o Senhor revelou Sua vontade na vida do seu servo, filho e guardião, através do sonho:

1) A sua recém-esposa estava grávida de um varão, e conceberia o Filho de Deus (Mt 1,18-21).
2) Uma vez nascido o menino, este sofria ameaça de morte por parte do Rei do seu tempo e uma chacina infantil era iminente. Para evitá-la, era preciso fugir, ir para o Egito (Mt 2,13-15).
3) Passado o “tempo da aflição”, era hora de voltar para a sua terra natal (Mt 2,19-21).
4) Quando soube que o filho de Herodes, Arquelau, reinava na Judeia, teve medo; e voltou para Nazaré (Mt 2,22-23).

Olhe esse cenário e imagine o coração daquele rapaz. Olha a responsabilidade dele!

São José, além de muito forte, de uma força invencível chamada fé, era incrivelmente valente, corajoso! Não tem como não admirá-lo!

Sonhamos o que vivemos

“Ele foi o querubim colocado para proteger o novo paraíso terrestre da invasão de todos os inimigos.” (S. John Newman)

Veja, meus irmãos, o sono é algo imprescindível para a saúde humana, é necessário para a restauração do nosso corpo e para a saúde do cérebro, como nos anuncia a neurociência. Portanto, dormir bem faz bem!

É no sono que acontecem os sonhos. Sonhamos sempre aquilo que vivemos – se vivemos bem, sonhamos bem. Os sonhos, para a psicanálise (Séc XIX / XX – Freud/Jung), são uma explosão do que vivemos e armazenamos em nosso inconsciente, eles revelam realidades a se viver, padrões de comportamento, medos e fragilidades da personalidade, arquétipos. Sendo assim, os sonhos, na vida de São José, eram a continuação de tudo o que ele vivia ao longo de sua existência: uma profunda conexão com o seu Deus e Senhor. E mais, revelam o tamanho da sua personalidade e caráter de confiança, prontidão e coragem para fazer tudo o que o Senhor lhe pedisse, ainda que em sonho. Não importava o tamanho do pedido nem as condições do que fosse pedido. A resposta era sempre: prontidão.

Os sonhos na vida de São José o faziam prontamente corresponder àquilo que lhe fora pedido em atos de obediência, e o fazia muito mais por ações que por palavras (Mt 1,24).

São José escutava o que Deus queria lhe dizer

Quando dormimos, baixamos as guardas, a resistência, estamos em estado de vulnerabilidade, então, Deus pode agir. Na história da salvação desde José, o do Egito, dos Juízes (nascimento de Sansão), dos profetas, como Daniel, até o mais sublime dos homens, José de Nazaré, o Senhor lhes falou em sonho.

“Então, depois desses eventos, derramarei o meu Espírito sobre todos os povos! Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os idosos terão sonhos, os jovens ganharão visões!” (Jl 2,28)

Amados irmãos, Deus fala com quem Ele quer, onde e como Ele quer. São os mistérios divinos. De modo que vemos, nesses atos narrados nas Sagradas Escrituras, a intimidade de São José com o Senhor e a Sua palavra, a integração desse justo Filho de Davi com as promessas feitas por Deus ao Seu povo. Ele, como todos os homens varões de Israel, aguardava ansioso o cumprimento das profecias sobre o Messias esperado, havia esperança no coração de todo judeu sobre o cumprimento das promessas divinas.

“Sabe o que é mais importante nos sonhos de São José? Que ele escutava o que Deus tinha para lhe dizer!” (Frei Bruno Varriano OFM)

E você? Como está a sua intimidade com Deus? Tem ouvido o que Ele tem falado a você na intimidade do seu coração e lá no quarto da sua alma?

Por fim, o que faz São José dormindo?

Ouve a Deus. Sonha a vontade e os planos d’Ele para a humanidade. Ama a Palavra do Seu Senhor e, acordado, põe-se a caminho para defender e guardar o Deus Homem e a Sua Rainha e esposa. Dormindo ainda, ele intercede por nós, sonha os sonhos de Deus para nossa vida, apresenta ao seu Filho e à Sua Esposa os outros filhos que deles mesmos recebeu. E, acordado novamente, ele se põe a realizar, no tempo e na Providência divina, os nossos sonhos, nossos pedidos, nossas curas, nossas orações e os milagres que aparentemente são impossíveis.

Sem medo, meus irmãos, filhos e filhas de São José, recorram a ele de todo coração.

Vá até São José. Ele é forte!

Leia mais:
.:Ide a São José
.:Jesus tratava São José como pai?
.:Devo fazer uma experiência filial com São José? Por quê?
.:A fé nos leva a confiar em Deus em qualquer circunstância

A Devoção a imagem de São José dormindo

A devoção popular da imagem de São José dormindo já é uma realidade entre nós, e se difunde cada vez mais pela mesma devoção do Papa Francisco, que coloca todos os seus pedidos de oração escritos em um papel e os deposita debaixo da imagem de São José dormindo. Ao fazer isso, ele pede a São José que apresente a Deus a sua intenção, pois essa imagem dele dormindo, representa o maior momento de intimidade dele com o Senhor.

Faça você o mesmo! Escreva as suas intenções e confie em São José. Deixe que ele apresente as suas intenções ao seu Filho Jesus e a sua Santa esposa.

Ó São José

Quando dormis, sois um homem favorecido pelo Altíssimo.
O anjo do Senhor apareceu-vos em sonhos enquanto dormíeis,
para vos avisar e guiar no vosso cuidado com a Sagrada família.
Sois silencioso e forte, um protetor leal e valoroso.
Querido São José, enquanto descansais no Senhor,
confiante no Seu imenso poder e bondade infinita,
olhai-me, por favor, coloca a minha necessidade no vosso coração.
Sonhai com ela e apresentai-a ao vosso filho Jesus Cristo.
Ajudai-me, bom São José,
a escutar a voz de Deus e a atuar sempre com amor.
Louvo e agradeço a Deus com alegria.
São José, amo-vos.

Amém.

Cleiton Luiz Godeiro
Médico pediatra, empresário, esposo, pai e avô
Comunidade de Casais Vida Nova
Devoto de São José
Natal/RN/Brasil