Qualidade de vida

O que fazer para ter uma boa noite de sono e acordar bem disposto?

 Conheça alguns fatores que contribuem para ter uma noite de sono tranquila

No artigo anterior, “o sono e sua importância na manutenção da saúde” , falamos sobre como uma boa noite de sono é importante para a qualidade de vida. Inúmeros fatores justificam nossa preocupação com o fato de dormirmos mais, menos, com maior ou menor qualidade.

Você já reparou que, depois de alguns dias mal dormidos, sua paciência diminui, acessos de raiva são mais comuns e sua produtividade cai? Pois é, como numa máquina que precisa de lubrificação e manutenção, o sono para nós também faz parte da manutenção do corpo humano.

-O-que-fazer-para-ter-uma-boa-noite-de-sono-e-acordar-bem-dispostoFoto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Higiene do sono

Neste sentido, vamos destacar técnicas chamadas de Higiene do Sono, que ajudarão na revisão de nossos hábitos e, certamente, propiciarão uma melhora significativa na qualidade de vida:

Manter hábitos regulares antes de deitar. Sempre que possível, precisamos deitar e levantar nos mesmos horários, mesmo aos fins de semana. Essa regularidade dá ao nosso organismo um hábito, com isso, condicionamos um novo comportamento.

Cuidado com os estímulos! Procure preparar o ambiente evitando fontes de luz, ruídos, celular na cama, televisor e computador. Evite comer e trabalhar no quarto. Não deixe que a luz externa ou luzes led de aparelhos eletrônicos fiquem ali o tempo todo. Um quarto deve ser totalmente escuro. A explicação é técnica e simples: a melatonina produzida por nosso organismo só é gerada no sono da noite em ambiente escuro. Estudos comprovaram que luzes externas que entram no quarto atrapalham esse processo.

Tenha um ambiente confortável, livre de cheiros, poeira, coisas acumuladas, caixas etc. É visualmente agradável que possamos, dentro do possível, arrumar esse ambiente para descansar nosso corpo.

Cuidado com o ambiente onde você dorme! Procure preparar o ambiente evitando fontes de luz.

Leia mais:
.: O sono de Deus
.: Boa alimentação, o segredo para uma vida saudável
.: A nutrição considera o alimento um remédio para a saúde
.: Detox, meu corpo não faz sozinho?

Banho morno, duas horas antes de dormir, pode ajudar a relaxar, pois reduz a temperatura do corpo, fazendo com que o sono seja facilitado.

Faça exercícios físicos pelo menos até quatro ou cinco horas antes do horário de dormir, pois a agitação da atividade física, principalmente naqueles que têm insônia, pode interferir. Veja: a prática de exercícios físicos é superimportante.

Não vá dormir com o estômago cheio. Não deixe de comer, mas evite grandes quantidades e alimentos extremamente calóricos e de difícil digestão durante a noite.

Evite atividades estimulantes antes de dormir, como games, filmes de ação ou violência ou qualquer atividade que gere agitação pode atrapalhar uma boa noite de sono. Evite “levar problemas” para a cama ou ficar ruminando, pensando e pensando sobre as situações. Deixe os problemas para serem resolvidos durante o dia.

Procure relaxar antes de dormir. Respire calmamente, ouça uma música instrumental suave, prepare a casa e sua família para dormir, especialmente se tem filhos pequenos. Vá desacelerando para esse momento.

Evite estimulantes depois das 18 horas. Bebidas estimulantes como café, chá-mate, chimarrão, refrigerantes ou sucos à base de guaraná ou cola devem ser evitados a partir das 18 horas. Caso seu sono seja muito leve, há indicações para não os tomar a partir das 16 horas. O álcool também pode interferir na qualidade do sono.

Muitos fatores podem desencadear a insônia e devem ser levados em consideração. Sempre que preciso, também devem ser avaliados por um médico.

Depois de ler essas dicas, faça uma reflexão

A intenção, com esta reflexão, é que você possa reavaliar seus hábitos, caso identifique-se com uma pessoa com dificuldade no sono. Como todo hábito, eles precisam ser adotados e seguidos com regularidade, para que os resultados possam aparecer. Uma semana não altera um hábito, mas dois meses já mostram a diferença. Faça sua revisão!

Uma boa noite de sono melhora, e muito, nossa vida e a vida daqueles que convivem conosco!


Elaine Ribeiro dos Santos

Elaine Ribeiro, Psicóloga Clínica e Organizacional, colaboradora da Comunidade Canção Nova.
Blog: temasempsicologia.wordpress.com
Facebook: elaine.ribeiropsicologia Twitter: @elaineribeirosp

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.