qualidade de vida

O sono e sua importância na manutenção da saúde

Por que é tão importante falar sobre o sono?

Tempos de agitação, preocupação, ansiedade, perdas, depressão e milhares de temas que poderíamos aqui apresentar são causas comuns de dificuldades relacionadas ao sono. Não é incomum eu receber uma pessoa, no consultório, que apresenta, dentre as queixas, dificuldade em ter um sono diário de qualidade.

Quero esclarecer que todos nós, em algum momento da vida, temos dias de insônia, seja pela expectativa de algo que vai acontecer ou até mesmo depois de um dia agitado. O ciclo do sono é como um hábito, que precisa ser implantado e mantido, para garantir a continuidade do comportamento.

-O-sono-e-sua-importância-na-manutenção-da-saúde-Foto: andresr  by Getty Images

Alguns fatos diários estão associados à qualidade ou falta de qualidade no sono. Procurarei descrever alguns deles:

Restauração

Permite que substâncias químicas sejam reabastecidas pelo sono, bem como as funções corporais sejam reduzidas, ou seja, a pressão arterial baixa, equilibra a leptina, grelina e a glicose, capazes de equilibrar a fome, o hormônio do crescimento e da tireoide, a prolactina responsável pela produção de leite para o bebê, dentre tantas outras funções.

Regulação da temperatura corporal

Quando dormimos, nosso corpo se reorganiza, com isso, regula a temperatura normal para que possamos viver bem. Ao deixarmos de dormir, essa capacidade inata se altera e podemos alternar momentos de febre.

Memória e aprendizado consolidados

Tudo aquilo que aprendemos durante o dia.

Termorregulação

O controle da temperatura corporal está intimamente relacionado ao sono. Marcadamente notamos as alterações que ocorrem no sono quando se está com febre, por exemplo. Hoje se sabe que a privação do sono reduz a capacidade de se regular a temperatura corporal.

Previne a obesidade

A grelina, uma substância que está relacionada à fome e à redução do gasto de energia. Quando dormimos mal, há um grande risco de termos fome em hora errada ou comer mais do que o necessário. Portanto, o sono é um excelente aliado para o emagrecimento.

Previne doenças cardiológicas

O sono contínuo permite que possamos estabelecer um equilíbrio das funções essenciais, para que nosso coração esteja com a pressão arterial equilibrada e com os hormônios como o cortisol estejam também em equilíbrio, reduzindo impactos.

Melhora o desempenho no trabalho

Quem não dorme bem começa a sentir diretamente os efeitos da insônia, tendo sono diurno, falta de concentração, irritabilidade, possibilidades de acidentes de trabalho, dificuldade de atenção ao trânsito, por exemplo. Sem contar que todos esses fatos reduzem a nossa produtividade e a qualidade das atividades diárias.

Estresse altera o ciclo do sono

Um dia agitado, uma pessoa excessivamente ansiosa, uma rotina que não permite paradas e tempos para lazer e atividades diversificadas não contribuem para uma noite de sono recuperadora. O estresse é responsável pela liberação do ACTH e cortisol, já citados acima. Em excesso, funções corporais serão, sim, alteradas.

Cada um de nós tem uma quantidade de horas necessárias

É mito dizer que precisamos de oito horas diárias de sono. Alguns precisam mais, outros menos, mas é verdade que todos nós precisamos de um sono com qualidade e sem interrupção. Sono perdido não consegue ser recuperado. Ou seja, numa noite de sono perdida, o ideal é que a próxima noite seja melhor. Sono perdido é como o tempo, não volta atrás. Alguns se beneficiam de um soneca à tarde e outros não.

Leia mais:
::Tenho transtorno do pânico. O que posso fazer diante disso?
::Vale a pena começar ou continuar fumando?
::A nutrição considera o alimento um remédio para a saúde
::É possível ter uma alimentação saudável com pouco dinheiro?

Conhecendo um pouco mais sobre a importância do sono em nossa vida, no próximo artigo compartilharei dicas de como melhorar sua qualidade do sono e, consecutivamente, sua qualidade de vida.

Compartilhe com alguém que você conheça e que possa se beneficiar com a melhora do sono em sua vida.

Um abraço!


Elaine Ribeiro dos Santos

Elaine Ribeiro, Psicóloga Clínica e Organizacional, colaboradora da Comunidade Canção Nova.
Blog: temasempsicologia.wordpress.com
Facebook: elaine.ribeiropsicologia Twitter: @elaineribeirosp

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.