Ano Novo

Quais razões eu tenho para recomeçar?

Certa vez, há alguns anos, minha mãe foi à procura do padre Wladys­law, falecido pároco da paróquia na qual eu cresci, porque ela andava muito preocupada com uma série de situações que estavam acontecendo naquela época. Diante dos questionamentos dela, quando ela chegou para conversar com ele, a única orientação que recebeu foi: “Recomece!”. Ela, ainda agitada, quis questioná-lo, pois esperava por uma resposta mais complexa, com grandes explicações, mas, com uma voz calma e serena, o padre insistiu: “Apenas, recomece”… Essas palavras ficaram gravadas em seu coração.

Tempos depois, quando eu tinha aproximadamente 16 anos, tive a minha primeira crise de ansiedade, com a qual eu chorava compulsivamente, por uma série de motivos que mal compreendia. Talvez, a sobrecarga de problemas pessoais somados ao ano de prestar vestibulares e decidir o que eu gostaria de fazer na minha vida tenham contribuído.

A vida é feita de constantes recomeços

Então, ela me disse as mesmas palavras que o padre havia lhe recomendado: “Recomece, Ester!”. Eu a questionei, assim como ela fez com o padre anos atrás, porém, a resposta não mudou: recomece. Acredito que esse foi o conselho mais precioso que recebi em toda a minha vida.

Créditos: kieferpix by Getty Images<br /cancaonova.com

Quando me mudei para Cachoeira Paulista, aos 19 anos, para estudar na Faculdade Canção Nova, precisei deixar tudo para trás: amigos, família e um curso da faculdade já quase na metade, porque entendi que ir para outro curso era algo da vontade de Deus. Esse foi um dos maiores recomeços da minha vida: uma nova cidade, novos amigos, nova rotina e tudo novo.

Mudanças e recomeços

No mês seguinte, veio a pandemia. Voltei para a minha cidade natal com apenas duas mochilas (pensávamos que seriam 15 dias de isolamento) e fiquei com minha família. As semanas se tornaram meses e, nesse tempo, precisei recomeçar algumas vezes.

No segundo semestre de 2021, tive a chance de voltar para Cachoeira para iniciar meu tempo de voluntariado pela Bolsa Canção Nova. Foi a minha primeira experiência na área de trabalho. Era tudo muito novo, estávamos vivendo as aulas remotas, mas o trabalho era presencial. Uma nova rotina e mais um recomeço.

Leia mais:
.:Você é sempre capaz de recomeçar e construir a vitória em sua vida
.:A graça de recomeçar é uma dádiva de Deus
.:Será que devo recomeçar ou desistir?
.:Como recomeçar um caminho de santidade?

 Um ano depois, as aulas já eram presenciais e mudei de setor no voluntariado. No mesmo dia, numa quinta-feira, recebi a notícia de que o meu pai havia tido um AVC Isquêmico. Voltei à minha cidade natal para vê-lo no final de semana, porque segunda-feira meu novo setor me esperava. E era outro recomeço.

É necessário recomeçar

Em alguns momentos podemos nos sentir cansados de tentar tantas vezes e, mesmo assim, não conseguir atingir a excelência que buscamos ou as metas que traçamos, mas é preciso entender que é assim que se aprende a caminhar. Cai; levanta; e tenta mais uma vez. Segundo a definição do dicionário, recomeçar quer dizer “começar de novo”; refazer depois de interrupção, retomar ou também o ato de começar a ser.

Precisamos, com a ajuda de Deus, recomeçar quantas vezes forem necessárias e compreender que não há mal algum nisso. Por vezes, os recomeços precisam acontecer no mesmo dia, seja porque já deu algo errado, pelo cansaço da rotina ou por um problema no trabalho, contudo, independente do motivo, apenas recomece.

A exemplo dos santos

Percebi que é esta perseverança no recomeçar que forma os santos. São João Paulo II disse uma vez : “Santo não é aquele que não cai, mas aquele que, mesmo caindo, não desiste de se levantar”.

Um novo ano se inicia, cheio de metas, sonhos e desejos e, com ele, é necessário recomeçar. Não tenha medo de tentar quantas vezes forem necessárias, porque é assim que se chega ao Céu.

Seja luz de Cristo para o mundo!

Ester Vieira – Jovens Sarados