Família: oásis de amor

Todos nós precisamos do amor puro uns dos outros. Precisamos do amor do nosso pai… e como é importante a presença, o carinho, a segurança e a firmeza do pai,as correções, as ordens, até mesmo as zangas e broncas do pai… tudo isso é amor. Amor próprio de pai, necessário, imprescindível na nossa formação. Essencial para o nosso crescimento, nosso equilíbrio, nossa maturidade.

Nem preciso dizer o quanto precisamos do amor de mãe, da presença, do carinho de mãe… da correção própria de mãe, do perdão que só a mãe sabe dar.

Todos nós precisamos do amor puro dos nossos irmãos e irmãs, da convivência, das diferenças… até mesmo das dificuldades entre irmãos e irmãs. Tudo isso faz parte do nosso crescimento, da nossa maturidade. Sem isso ficamos afetivamente imaturos.

A família é o nosso habitat. A família é o ambiente natural, criado por Deus, para aprendermos a dar e receber o amor. É aí que se aprende a amar! É aí que se aprende a recebê-lo.

A gente precisa aprender a receber o amor. E é no ambiente caloroso de um lar, no aconchego de uma família, por mais simples e pobre que seja, que a gente aprende a ser amado. Deixe-se amar. Deixe-se ser atingido por gestos de amor, de bondade, de carinho, de compreensão, de perdão…

Precisamos de amor puro do pai, de mãe, de irmão… precisamos de amor puro de nossa família. Sim, a família é e precisa ser um “oásis de amor”. É urgente preservar esses oásis de amor que ainda existem.

Como é bom ser família! Como é bom ter a presença de homens e mulheres, de adultos, de jovens e de crianças! Como é bom ter diferenças… diferença de gênios, de temperamentos, de opiniões, de ponto de vista… que bom ter de viver com o diferente!

É na família que nos conhecemos, nos descobrimos, nos aproximamos… nos corrigimos,nos desentendemos e nos perdoamos… Na família, nem tudo é cem por cento… mas nela nos amamos, nos perdoamos, nos reconciliamos. E aí está o essencial: a família é um “oásis de amor”!

Do livro: “A cura da nossa afetividade e sexualidade”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.