Confira

Veja 10 dicas de como participar de missas longas com as crianças

À medida que nos aproximamos das celebrações da Semana Santa, surge um desafio para os pais que têm crianças pequenas: como participar bem das celebrações mais longas? Reconhecendo essa necessidade, compartilho agora algumas dicas práticas para auxiliar nesta jornada desafiadora.

1 – Preparação Antecipada: planeje com antecedência, explicando às crianças o que esperar na missa, incentivando uma atitude respeitosa e participativa.

2 – Horário adequado: escolha um horário de missa que se adapte à rotina das crianças, evitando conflitos com cochilos ou refeições importantes.

3 – Alimentação e hidratação: certifique-se de que as crianças estejam alimentadas e hidratadas antes da missa, para evitar desconfortos durante a celebração.

Créditos: Iana Pronicheva / GettyImagens / cancaonova.com

Pais, estejam preparados

4 – Kit de sobrevivência: prepare um pequeno kit com lanches saudáveis, garrafas de água, lenços umedecidos e itens de entretenimento silenciosos, como livros para colorir.

5 – Lugares estratégicos: escolha um lugar na igreja onde as crianças possam ver e ouvir bem, mas também tenham espaço para se moverem um pouco sem atrapalhar os outros fiéis.

6 – Participação ativa: envolva as crianças na missa, incentivando-as a acompanhar as leituras, as músicas e as orações de acordo com sua capacidade.

Leia mais:
.:O que significam as letras ‘JHS’ na Hóstia que vemos nas missas?
.:Pais, saibam como despertar o valor da Santa Missa nas crianças
.:A importância da Missa aos domingos
.:Conselhos do Papa Francisco para ir à Missa com crianças

 7 – Intervalos breves: se necessário, faça intervalos curtos durante a missa, para permitir que as crianças se levantem, caminhem um pouco e usem o banheiro, mantendo a reverência à celebração.

Reforce os ensinamentos em casa

8 – Expectativas realistas: tenha em mente que as crianças podem se distrair ou ficar inquietas durante a missa, e isso é normal. Mantenha a calma e a paciência, focando na experiência espiritual, em vez de perfeição comportamental.

9 – Reforço positivo: reconheça e elogie o bom comportamento das crianças durante a missa, incentivando a participação e a reverência ao ambiente sagrado.

10 – Após a missa: busque puxar um diálogo leve sobre o que foi aprendido e experimentado, incentivando as crianças a compartilharem suas perguntas sobre a celebração. Ah, doces podem ser negociados depois da Missa e podem ser úteis, tornando-se uma rotina desejada pelas crianças.

Antes, durante e depois, demonstre carinho por eles, afinal, “não basta que sejam amados, eles precisam sentir que são amados”, como ensina Dom Bosco. Vale ressaltar que a missa é uma pedagogia eficaz para comunicar a fé. “Temos de motivar os cristãos para que participem nela ativamente e, se possível, melhor com a família. A participação dos pais com seus filhos na celebração eucarística dominical é uma pedagogia eficaz para comunicar a fé e um estreito vínculo que mantém a unidade entre eles. O domingo significa ao longo da vida da Igreja o momento privilegiado do encontro das comunidades com o Senhor ressuscitado¹”.

Referência

¹ Papa Bento XVI durante a Sessão Inaugural dos Trabalhos da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida, SP, 13.05.2007.

Adelita Stoebel –  Comunidade Canção Nova