A Palavra de Deus sempre fala para nós sobre situações da nossa vida; fala daquilo que vemos, atualmente, ao nosso redor. Vamos abrir o coração à ação do Espírito de Deus, que tem algo a fazer dentro de nós, dentro daqueles que buscam algo a mais de Deus. “Seguia-O uma grande multidão, porque via os milagres que fazia em benefício dos enfermos” (Jo 6,2).
Aquela multidão seguiu a Jesus porque tinha visto os milagres que Ele fazia. Doentes que eram curados; oprimidos pelo demônio que eram libertos; sinais milagrosos como a fantástica multiplicação dos pães. A multidão ia atrás de Jesus, mesmo tendo de ir para o outro lado do Mar da Galileia.
Eles sabiam que valia a pena caminhar bastante, ir a lugares distantes para estar com Jesus. Todos estavam impressionados e tocados no seu íntimo pela manifestação visível, tão próxima e acessível, do Poder de Deus.
As multidões que seguem a Jesus
A Palavra diz, em Hebreus, que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. O que Ele pensava, falava e fazia, Ele continua pensando, falando e fazendo hoje. Mas, talvez hoje, na sua cidade, no seu bairro, na sua paróquia, no seu grupo de oração, seja tão difícil aparecer uma multidão (mesmo que pequena) seguindo a Jesus por estar vendo as curas, os milagres que o poder d’Ele realiza. O povo de muitas cidades não está vendo Jesus curar os doentes, nem vendo-O manifestar Sua Glória e Amor! Por quê?
Será que existe outro Jesus hoje? É outro Jesus que está na Igreja dessas cidades? A resposta a esses questionamentos é “não”.
Só a própria Palavra de Deus pode nos ajudar a responder a essa pergunta. Houve uma cidade em que Jesus, certa vez, visitou; e lá aconteceu o mesmo. Pegue sua Bíblia e leia em Marcos 6, 5. O “ali”, no qual o texto se refere, trata-se da cidade de Nazaré. Ali Jesus viveu e cresceu; ali todos O conheciam desde criança, conheciam seus parentes e seus pais.
Você que “conhece Jesus” desde criança, ou que já “O conhece” há muitos anos, conhece bem as coisas da Igreja, os textos bíblicos, já tem uma longa caminhada, já tem muita experiência e conhecimento… Cuidado! Diz o mesmo Evangelho, num trecho anterior, que, muitos ouviram Jesus ensinando na sinagoga; ouviram e ficaram admirados, perplexos com a sabedoria e com o dom de operar milagres.
Leia mais:
.: Unção: desejá-la, buscá-la e adquiri-la
.: O que é a fé?
.: O relativismo no ambiente da fé
.: Você sabe qual é a necessidade da virtude da Fé?
Por que as pessoas não têm fé?
Na verdade, embora hoje os motivos da falta de fé possam ser diferentes, o fato que impediu e reduziu a ação maravilhosa de Jesus para que não acontecessem muitas curas e milagres, foi: “eles não têm fé!”.
Talvez, na sua cidade, no seu grupo aconteça a mesma realidade. As pessoas não têm fé! Não importa tanto o que gerou essa realidade, mas, em muitos lugares, os próprios cristãos não têm mais fé.
Fé do jeito do Evangelho, fé que move a mão de Deus, fé que confia até o fim, que não se intimida diante de ninguém, que deixa o caminho aberto para Jesus manifestar Seu Poder na vida de cada um e não dá pra continuar assim. É urgente mudar a esse cenário em que você vive, começando pelo seu coração, sua mentalidade e sua vivência cristã cotidiana. O Pai do Céu nos revela o remédio, a solução e o caminho a serem adotados agora.
Pela Palavra, mais uma vez, o Pai fala para nós hoje: “porém, como invocarão aqu’Ele em quem não tem fé? E como terão fé naqu’Ele de quem não ouviram falar?”. E, se não houver quem pregue, como ouvirão falar? E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: quão formosos são os pés daqueles que anunciaram as boas novas! “Mas não são todos que prestaram ouvidos à boa nova. Logo, a fé provém da pregação e a pregação é o anúncio da palavra de Cristo” (Rm 10,14ss).
É hora da ação
1) Busque essa pregação da Palavra de Cristo para você, em primeiro lugar. Sua fé precisa ser reavivada, precisa ser reinflamada. Busque sem cessar até experimentar, em sua vida, o mesmo Jesus do Evangelho, aqu’Ele que fala e realiza as mesmas coisas.
2) Embora sabendo que sempre há aqueles que não prestaram ouvido à boa nova, o Pai quer que todos nós:
– preguemos a Boa Nova, no Poder do Espírito de Jesus;
– preguemos a Palavra de Jesus Cristo do jeito que está no Evangelho;
– preguemos e testemunhemos o que o Poder de Jesus já fez em nossas vidas;
– preguemos na Unção do Espírito para que todos creiam, Jesus cure os doentes e realize seus sinais e milagres;
– preguemos como os apóstolos, com a nossa fé reavivada e reavivante.
Reze
Sim, Senhor, derrama Teu Espírito sobre todo meu ser, reinflama minha busca da Tua Palavra, reaviva minha fé em Ti e dá-me a ousadia dos apóstolos para anunciar Teu Reino, Teu Amor e Teu Poder. Tu estás Vivo agora, aqui comigo! Muito obrigado, meu Senhor, meu Jesus, meu tudo! Amém!