“Jesus estava passando por Nazaré, sua terra, e tendo chegado o Sábado, ele começou a ensinar na Sinagoga. Embora todos ficassem admirados com a sabedoria que provinham de suas palavras e com os milagres que fazia, ficaram escandalizados por causa dele. E Jesus não pode fazer ali milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. E admirou-se com a falta de fé deles” (Mc 6,1-6).
Jesus não pôde fazer nenhum milagre na Sua terra pela falta de fé das pessoas daquele lugar, porque não confiaram n’Ele. Até ficaram admiradas com a sabedoria das palavras de Jesus, com os milagres que fazia, mas ficavam apenas nisso. Mais do que ficarmos admirados com as palavras de Jesus, precisamos acreditar que essas palavras têm o poder de realizar aquilo que elas expressam. Mais do que acreditarmos nos milagres que Jesus fez naquele tempo, precisamos acreditar que Jesus, ainda nos dias de hoje, pode realizar os mesmos milagres ou milagres maiores que aqueles. É necessário apenas que confiemos n’Ele, acreditemos que Ele pode atuar, hoje, na nossa vida.
No Diário de Santa Faustina, Jesus nos fala: garanto-te recursos constantes de que viverás. A tua obrigação é confiar totalmente na Minha bondade, e a Minha é dar-te tudo de que necessitas. Eu mesmo faço-Me dependente da tua confiança; se ela for grande, a Minha generosidade não terá limites (D. 548).
Confie sempre na bondade de Jesus
Jesus nos garante que teremos recursos constantes dos quais viveremos. Para que isso aconteça, devemos confiar totalmente na bondade d’Ele por nós. Dessa forma, Ele vai nos conceder tudo o que necessitamos. A parte mais marcante dessa passagem é esta frase: “Eu mesmo faço-me dependente da tua confiança”. Jesus faz-se dependente da nossa confiança n’Ele, para que Ele possa realizar alguma coisa na nossa vida.
Podemos entender melhor isso a partir de uma outra passagem do Evangelho: (Jo 4,46-53) Havia, em Cafarnaum, um oficial do rei, cujo filho estava doente. Ao ouvir que Jesus vinha da Judeia para a Galileia, foi a ele e rogou-lhe que descesse e curasse seu filho, que estava prestes a morrer. Disse-lhe Jesus: ‘Se não virdes milagres e prodígios, não credes…’ Pediu-lhe o oficial: ‘Senhor, desce antes que meu filho morra!’. Vai, disse-lhe Jesus, o teu filho está passando bem! O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. Enquanto ia descendo, os criados vieram-lhe ao encontro e lhe disseram: Teu filho está passando bem. Indagou, então, deles a hora em que se sentira melhor. Responderam-lhe: Ontem, à sétima hora, a febre o deixou. Reconheceu o pai ser a mesma hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho está passando bem . E creu tanto ele como toda a sua casa. O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu.
O homem confiou nas palavras de Jesus. Ele não duvidou de que quando Jesus lhe disse: Vai, o teu filho está passando bem! , que o filho estava mesmo passando bem. Não, ele acreditou, ele confiou.
Leia mais:
.: O que é a fé? O que significa crer nos dias de hoje?
.: Em Deus aprenda a viver a verdadeira fé e conversão
.: A fé nos leva a confiar em Deus em qualquer circunstância
.: Como manter a confiança diante das dificuldades
Jesus nunca desampara um filho
Na mesma hora em que o Pai acreditou nas palavras de Jesus, o filho ficou curado. Na mesma hora. Não foi um minuto antes nem um minuto depois. Foi na mesma hora. A palavra está nos dizendo: Reconheceu o pai ser a mesma hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho está passando bem. Na pessoa desse pai, realizou-se as palavras de Jesus: Eu mesmo faço-Me dependente da tua confiança; se ela for grande, a Minha generosidade não terá limites.
Jesus fez-se dependente da confiança daquele pai, para que o seu filho ficasse curado. E como a confiança dele foi grande, pois ele não pediu a Jesus: Dá-me um sinal, uma prova de que o meu filho está passando bem e eu irei tranquilo. Não. Ele, simplesmente, confiou, acreditou. E a generosidade de Jesus não teve limites para com ele.
Confie em Deus
Talvez, você fique admirado e se pergunte: Por que essas coisas não acontecem na minha vida? Por que não recebo tantas graças?
A resposta só pode ser uma: por que você não confia como o pai do Evangelho, pois no momento em que você confiar, Deus fará, na sua vida, a mesma coisa que fez na vida dele, ou coisas ainda maiores. Eu tenho a certeza disso. Jesus diz a você com clareza: Eu mesmo faço-Me dependente da tua confiança. Eu dependo da tua confiança para mudar a tua vida, para mudar a vida da tua família, para te conceder a graça que me pedes etc.
Se confiarmos em Jesus, a Sua generosidade não terá limites. Ousemos na fé! Confiemos em Deus! Ele nos surpreenderá com as bênçãos na nossa vida.
Padre Antônio de Aguiar Pereira – SAC