Gravidez

O sono das puérperas: qualidade de vida no pós-parto

Existe qualidade de sono no pós-parto?

A gravidez reúne uma série de alterações na vida das mulheres, desde as hormonais, comportamentais e sociais, enfim, um mundo se altera com a chegada do bebê. Toda a rotina da casa se altera, e com ela um elemento importante para a qualidade de vida e saúde da mulher: o sono. Nos primeiros meses de vida do bebê, mães relatam que conseguem dormir cerca de duas horas contínuas por noite.

O puerpério, fase que acompanha do nascimento até os primeiros meses de vida do bebê, embora seja o período de maior vulnerabilidade da mãe, é o tempo em que, comparado com outras etapas do ciclo gravídico-puerperal, recebe menor atenção na saúde. O foco no bebê, o nascimento, a chegada em casa, dão, naturalmente, este enfoque, mas é importante que hábitos de vida e a saúde da mulher também tenham enfoque.

-O-sono-das-puérperas-qualidade-de-vida-no-pós-parto

Foto: FamVeld by Getty Images

Qual a importância do sono?

Como falamos em artigos anteriores, o sono é o estado de repouso em períodos contínuos, capaz de restituir a energia de uma pessoa e que contribui essencialmente para o bem-estar físico e mental. É no sono que hormônios essenciais são produzidos, que a memória é restabelecida (muitas puérperas queixam-se de dificuldade na memória) e que, dentre outras coisas, também regula o humor.

Muitas mães, mesmo quando têm um bebê com bom sono, queixam-se deo conseguir dormir bem, pois a ansiedade, expectativas e a agitação não lhes permitem fazer isso. Até mesmo as necessidades da mulher, que precisam ser adiadas pelas necessidades prioritárias do bebê, se não bem compreendidas, podem ser um fator de estresse. Mas você pode estar se perguntando agora: como administrar o sono se é o bebê quem vai regular meus horários?

Dormir enquanto o bebê dorme

Uma excelente oportunidade é dormir enquanto o bebê dorme. Mesmo que você não consiga dormir de fato, será importante relaxar ou tirar uma pequena soneca, o que já pode auxiliar. Deixe este momento para descansar. O ritmo das mamadas irá se regularizando aos poucos, então, a mãe também aprenderá a reconhecer o ciclo do bebê e o bebê, aos poucos, também vai regularizando sua vida.

Pessoas para ajudar

Procure pessoas de apoio que possam ajudar: um parente próximo, o esposo que pode revezar à noite nos cuidados com o bebê, alguém que possa dar algum apoio durante o dia.

Alimentação

Reveja seus hábitos alimentares (comer de forma saudável e leve para os horários de sono), e avalie o tipo de alimentação que está consumindo.

Uso dos aparelhos eletrônicos

Procure evitar aparelhos eletrônicos que, muitas vezes, são usados quando o sonoo vem; porém, trazem ainda mais insônia. Se preciso, use uma música instrumental e prepare o espaço do quarto para dormir.

Leia mais:
::O sono e sua importância na manutenção da saúde
::O que fazer para ter uma boa noite de sono e acordar bem disposto?
::Como evitar que a ansiedade e o estresse gerem doenças físicas?
::Quando o assunto é alimentação, nossas escolhas nos definem?

Atividade física

Mesmo com o tempo escasso, uma pequena caminhada acompanhada do bebê pode ser uma pequena atividade física, útil para lidar com o desgaste do dia a dia, ajuda na tomada do sol da manhã (que ajuda na ativação da vitamina D), enfim, sempre que possível, faça algum tipo de atividade física.

Numa etapa linda e exigente, a mãe encontrará, com o desenvolvimento do bebê, a retomada de sua vida, dos seus hábitos, do seu sono, considerando ainda tudo aquilo que cada um dos membros da família pode, também, contribuir para essa etapa. Observe-se e cuide de si. Se preciso, peça ajuda. Converse, troque experiências com outras mães, leia e não se culpe. Certamente, é uma etapa rica de aprendizados e experiências.


Elaine Ribeiro dos Santos

Elaine Ribeiro, Psicóloga Clínica e Organizacional, colaboradora da Comunidade Canção Nova.
Blog: temasempsicologia.wordpress.com
Facebook: elaine.ribeiropsicologia Twitter: @elaineribeirosp

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.