Percebemos, cada vez mais, como é importante darmos atenção à nossa saúde, conhecendo algumas doenças que, com frequência, têm “batido à nossa porta”.
De acordo com a 9ª edição do Atlas de Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (International Diabetes Federation -IDF), de 2019, mostram que existem 463 milhões de adultos com diabetes em todo o mundo; aqui, no Brasil, nós somos o quarto país do mundo em número de casos.
O que é diabetes e o que eu preciso saber?
Também conhecida como Diabetes Mellitus (DM), é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue.
Vamos entender: os alimentos sofrem digestão e se transformam em açúcar, chamada glicose, que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelo nosso organismo como energia. Porém, a sua utilização depende da presença de insulina.
A diabetes pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação desse hormônio, que é produzido em células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo, ela se eleva no sangue, o que chamamos de ‘hiperglicemia’. Diabetes é, portanto, a elevação da glicose no sangue.
Entendendo um pouco o que é a insulina
A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.
Essa doença pode manifestar-se em nós de algumas formas, mas, na maioria dos casos, aparece sob essas duas formas: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.
Leia mais:
.: Quais os cuidados com a alimentação das crianças?
.: Uma alimentação saudável previne a hipertensão arterial
.: Confira algumas dicas para ter uma alimentação saudável
.: Quando o assunto é alimentação, nossas escolhas nos definem?
Diabetes Tipo 1 (DM 1)
Neste tipo da doença, as células pancreáticas são destruídas (por um problema imunológico, por exemplo) e deixam de produzir a insulina. Dizemos que esse organismo agora torna-se insulinodependente, já que não consegue produzi-la.
Diabetes Tipo 2 (DM 2)
Já nesse caso, que estão incluídos quase 90% dos casos, o organismo produz a insulina, mas a sua ação está comprometida. Dizemos, portanto, que esse organismo está resistente à insulina, já que ele a produz, mas não faz uso dela.
Existem outros tipos ainda de diabetes causadas por defeitos genéticos ou problemas no pâncreas, ou até mesmo podendo se desenvolver durante a gestação (Diabetes Gestacional).
.: Você sabe o que é diabetes gestacional?
Para saber se estamos com essa doença, precisamos fazer a dosagem da glicose no sangue por meio de exames bioquímicos e, a partir daí, se for detectado, começar o tratamento indicado para cada caso. Esse tratamento envolve o uso de medicamentos, prática de atividades físicas e mudanças nos hábitos alimentares, que são de extrema importância para o controle da glicemia.
O objetivo principal do tratamento é controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando hipoglicemias (baixa taxa de açúcar no sangue) e hiperglicemias (altas taxas de açúcar no sangue).
Vamos conhecer algumas dicas importantes para quem precisa cuidar da diabetes:
Não deixe de se cuidar
Ficam, então, as dicas, mas não se esqueçam de ter acompanhamento nutricional e médicos regulares para garantir a eficácia do tratamento.
Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de, a cada dia, nos deixarmos ser cuidados também por Ele!
“Ora nós somos o templo do Deus vivo, como disse o próprio o Senhor: No meio deles habitarei e andarei: serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (2 Cor 6, 16)