Linguagem do corpo

Conheça as doenças psicossomáticas e seus significados

Atualmente, se escuta falar muito sobre as doenças de fundo emocional, como se as mesmas fizessem parte da história da medicina somente há pouco tempo. Mas o termo “psicossomático” foi introduzido em 1818 por Helmholtz, com o objetivo de designar as doenças psicossomáticas que surgiam, tendo como origem aspectos mentais.

Iniciando nosso conhecimento sobre a medicina psicossomática, vamos esclarecer o significado de alguns termos muito usados na prática clínica.

Termos e significados

Somatiforme, somatoforme ou somatomorfo: toda patologia psíquica que se faz representar no orgânico ou físico.

Somatização: quando os sintomas envolvidos dizem respeito aos órgãos e sistemas (cardíaco, muscular, respiratório, genital etc.), mas não se encontra uma correspondência de alteração fisicamente comprovada.

Conheça-as-doenças-psicossomáticas-e-seus-significados

Foto Ilustrativa: Motortion by Getty Images/cancaonova.com

Conversão: quando a parte física envolvida diz respeito à comunicação corporal da pessoa (cinco sentidos, musculatura, coordenação etc.), mas não se encontra uma correspondência de alteração fisicamente comprovada.

Dissociação: quando a parte envolvida diz respeito ao próprio psiquismo (confusão mental, delírios, despersonalização, desorientação etc.) mas não se encontra uma correspondência de alteração fisicamente comprovada.

Leia mais:
.: Como manter equilibrada a saúde física e mental?
.: Doenças espirituais causadas pelos pecados capitais
.: Gestação e saúde emocional: como lidar?
.: Como buscar a cura física e espiritual para a nossa vida e família?

Psicossomáticas: doenças determinadas, agravadas ou desencadeadas por razões emocionais, com presença de alteração orgânicas constatáveis (asma, hipertensão, dermatites, diabete etc.)

Linguagem do corpo

A partir desses conceitos, iremos, agora, compreender um pouco mais as linguagens do corpo por meio de sua relação com a mente, as emoções e o espírito.

Não é nossa pretensão esgotarmos o assunto, mas oferecemos pequenas luzes nesse fascinante universo da emoção a lesão. Agora, pega o teu leito e anda!

*FONTE: BALLONE, Geraldo José; ORTOLANI, Ida Vani; NETO, Eurico Pereira. Da Emoção a lesão: um guia de medicina psicossomática. 2ª Ed. Ver e ampl., Barueri, SP. Ed. Malone, 2007. 

banner_testemunhos

 


Érika Vilela

Mineira de Montes Claros (MG), Érika Vilela é fundadora e moderadora geral da comunidade ‘Filhos de Maria’. Cursou Medicina pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas e especialista em psiquiatria pelo Instituto de ciências da Saúde, e em Dependência Química pela UNIFESP.

Érika atua como pregadora, articulista, missionária pela Casa Mãe de Misericórdia e médica na Estratégia Saúde da Família e na Clínica Home-Med. Evangelizadora com fé e ciência, duas asas que nos elevam para o céu, ela tem a bela missão de encontrar, na união mística com a dor salvífica de Cristo, a força para seguir em frente, sabendo que Deus opera sempre as Suas maravilhas!

comentários