Primeiramente, ser uma estudante católica é uma graça muito grande. Eu sou muito feliz com isso, principalmente porque acredito que Deus sempre está me auxiliando, e também tenho muitos amigos que são; e isso tem me ajudado muito.
Eu tenho uma imensa responsabilidade pelos estudos e, consecutivamente, pelas notas. Tento me esforçar o máximo para poder ir bem nos estudos; e sinto que Deus me dá força para poder continuar seguindo, porque, se fosse só pelo meu humano, já teria desistido há muito tempo, porque é difícil se dedicar aos estudos com afinco.
Eu reconheço que a minha fé ainda é pequena, mas, com o tempo e muita confiança em Deus, acredito que vai aumentar. Todo dia eu peço a Deus para que Ele aumente a minha fé e me dê a graça de ser santa. E ser uma estudante de Deus é muito gratificante para mim.
Tenho amizades de escola algumas pessoas que estão me ajudando a ser uma pessoa muito melhor, uma pessoa de Deus, uma estudante que deseja ser santa. E isso pode servir também para você, pois é muito bom ter ao seu lado jovens que estão na mesma “vibe” que você: a busca pela santidade. E não é só ser mais um estudante, e sim ser um estudante que caminha para a santidade.
Deus sabe o que é melhor
Eu fui educada assim: a ser uma pessoa responsável, que faz as coisas direito e com o zelo. Então, não são só aos estudos que me dedico, que procuro dar o meu melhor, é com qualquer outra coisa. Planejo o meu futuro; e entrego tudo nas mãos de Deus. Eu falo: “Deus, que seja feita a Tua vontade e não a minha. E se é para eu me formar em tal faculdade, que o Senhor me ajude, me ilumine e dê a graça”.
Eu sei que sem Deus nós não conseguimos fazer nada, então, os estudos sem Deus não dão muita alegria, muito prazer. Nós precisamos de Deus o tempo inteiro. E se não estamos com Ele, seguindo os seus mandamentos, caminhando com Ele e confiando que Ele vai fazer diferença na nossa vida, o nosso estudo não irá render.
Leia mais:
.:Educação como laço socioemocional
.:O que é uma educação cristã?
.:Semear educação no mundo é semear dignidade em pessoas
.:A tecnologia proporciona novas oportunidades e formas de estudo
Confie na ajuda de Deus e não desista
Sem contar que, se temos a ousadia que Deus dá a nós, conseguiremos ajudar os outros. Iluminamos e auxiliamos o próximo, não só na questão dos estudos, como também na vida espiritual, porque é muito perceptível que nós, estudantes católicos, somos muito atacados por questão de religião, somos atacados por muitas coisas do mundo atual. É provação! E, se uma hora cairmos, como estudantes que são de Deus, Ele estará conosco, para nos ajudar a voltar para Ele.
O que deixo de aprendizado a todos os estudantes é nunca desistir de ser de ser católico, nunca falar “eu não consigo”. A questão é você se esforçar para ir bem, dar o seu tudo, e Deus vai te ajudar. Eu tenho certeza disso porque já vivi experiências assim, já pedi a Deus muitas graças nos estudos, para me ajudar num estudo, em um conteúdo que não tinha compreendido tão bem, sempre fazendo a minha parte, e Deus sempre me ajudou, nunca me deixou na mão. Então, temos de estar sempre atentos e abertos ao que Deus fala conosco. E isso para mim, como uma jovem, é o que me ajuda muito a permanecer firme na fé como uma estudante católica.
Camila Vaz de Carvalho Fioramonte, 16 anos, estudante do Instituto Canção Nova.