Dia Nacional

A importância de aprender a Língua Brasileira de Sinais

Hoje, dia 24 de abril, é o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Foi nessa data que, no ano de 2002, a Lei 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão.

LIBRAS na formação educacional – Através da inclusão social, uma das condições essenciais para que o aluno usufrua da escola plenamente é ele encontrar, nesse ambiente, a sua língua de sinais, como a língua de instrução e de interação com seus pares, com os colegas, ouvintes e professores.

E com um intérprete auxiliando no seu aprendizado,  haverá sucesso, pois o aluno se sentirá incluso nesse meio. A importância do engajamento da família no aprendizado de libras é fundamental para que todos possam interagir de maneira harmoniosa, sem conflito, objetivando o alcance de uma melhor comunicação no desenvolvimento dos filhos até a vida adulta.

Evangelizar usando Libras

LIBRAS na evangelização – Não é diferente! A criança, o adolescente ou o adulto surdo tem a oportunidade de conhecer sobre o “Amor de Deus”. E existem muitos caminhos para aprender: através de cursos, aplicativos e sites. A participação da família nesse processo é indispensável. Ela é o pilar na vida dessa criança, desse adolescente ou adulto; a sua função é essencial para a formação religiosa. Sempre caminhando junto! Isso fará muita diferença na vida dos seus.

Língua Brasileira de Sinais

LIBRAS – Precisamos reforçar que a LIBRAS é a segunda língua do Brasil, mas poucos se interessam em aprendê-la. Você pode tomar essa decisão, hoje, de aprender a Língua Brasileira de Sinais e ensinar o próximo. A sua decisão é fundamental. Vamos nos dar essa oportunidade!

Vamos incluir essas pessoas em nossa sociedade, em nossos diálogos, em nossas vidas. Vamos permitir que elas se sintam amadas e importantes para cada um de nós. Um sinal que você faz hoje, como um “bom dia”, “tudo bem?” ou um “oi” já demonstra para ela um grande “respeito”.

Aprenda algumas gestos em Libras

 

 

 

Aline Maria Ferreira – Colaborada da Fundação Joao Paulo II

banner_testemunhos