“Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” (Provérbios 27,1).
Sabe aquele famoso hábito de deixar para fazer as coisas sempre depois? Isso tem nome: “procrastinação”, um mal que tem atingindo muita gente em nossos dias. A definição de procrastinar, em si, não é tão ruim: é escolher fazer amanhã e não agora. O problema é que o amanhã é aquele lugar que ninguém conhece nem tem certeza se ele existe.
E mais, acredito que a procrastinação faz parte da luta espiritual que travamos diariamente, mesmo sem percebermos. De um lado, em Eclesiástico 3, Deus nos ensina que “não há nada melhor para o homem do que viver bem cada coisa em seu devido tempo”. Por outro lado, o inimigo de Deus sugere sutilmente deixar para depois as inspirações boas que temos.
A arma do bom combatente é a fé
Um exemplo desta luta espiritual é a vida de Santo Expedito, embora não seja reconhecida pela Igreja por falta de dados históricos, segundo a tradição, ele era um militar romano, comandante da legião encarregada de proteger o império das invasões dos bárbaros orientais. Expedito era cristão, como a maior parte dos seus subordinados, porém, antes de se tornar cristão, ele teria relutado e adiado a conversão com muitas desculpas. O demônio o tentava para que resistisse, e, em forma de corvo, o inspirava a repetir “Cras! Cras!”, que em latim significa “amanhã”.
Até que, certo dia, Expedito, tocado pela graça de Deus, teria pisado decididamente na cabeça do corvo e retrucado com “Hodie!”, que quer dizer “hoje”, assumindo, assim, a disposição de se converter imediatamente e viver a fé com radicalidade, chegando, inclusive, ao ato heroico do martírio.
Vamos, hoje, dar a vitória a Deus vencendo a procrastinação pela fé e pela atitude?
Leia mais:
.:O duro treinamento de quem quer ser um lutador perfeito
.:Movimente-se! Não deixe sua vida estagnada no pecado
.:Movimente-se! Não deixe sua vida estagnada no pecado
.:Acolhimento e prevenção, chaves para ajudar ao sofrimento humano
Oração
Senhor, eu me decido, hoje, a dar passos concretos para alcançar uma vida nova. Não quero viver por viver, por isso decido, agora, acolher o Teu projeto para minha vida, e quero colaborar fazendo o que devo fazer para que Teu nome seja glorificado. Eu renuncio a toda preguiça, comodismo e procrastinação; e abro meu coração à ação do Espírito Santo em minha vida. Amém!